segunda-feira, janeiro 23, 2006

SEMINARIO DE SAO JOSE


Esta foto que tem seguramento mais de trinta anos, mostra a fachada principal do edificio do Seminario de de S. Jose em Fornos de Algodres, inaugurado em 11 de Outubro de 1934. Aqui encontravam-se outrora umas casas que eram pertenca do Conde de Fornos, e, que foram cedidas a diocese de Viseu em principios do seculo passado.

Este seminario esta incluido numa extensa propriedada chamada Quinta da Costa (ou do Costa) ao fundo da qual foi construida em fins do seculo XIX a estacao de Fornos de Algodres, na linha de caminho de ferro da Beira Alta.

Relativamente perto existe a antiga quinta do Bugalho, onde se encontram restos de um antigo lagar de azeite do principio do seculo passado, e, uma casa pertenca dos Condes de Fornos de Algodres, com o seu brasao de armas.

11 comentários:

Anónimo disse...

Belo edíficio e que profundas e boas marcas tem deixado a tantos jovens que por lá têm passado

Neoarqueo disse...

Este é o "famoso" Seminário de Fornos que "formava" os seminaristas até ao 2º ano, dado que quem quizesse continuar a estudar no Seminario teria que ir continuar os seus estudos para o Seminário Maior de Viseu. Conheci muitos colegas (alguns amigos)que vindos de Fornos foram para Viseu. Alguns ordenaram-se e hoje são párocos espalhados por aí.

Unknown disse...

Fornos de Algodres marcou de certa forma a minha Juventude … não, não estive no seminário. Tive Amigos que estiveram, ainda fui visitar nessa altura, um grande amigo que por aí passou e que hoje é meu compadre.
Muitos foram os Jovens de Mangualde que passaram por esse seminário.

Abraços

Anónimo disse...

Foi bom ter andado nesta casa. Que pena não ter "utentes". Por favor ajudem esta casa a ter novamente muitos jovens.

Paulo Pina

SOBRINHO disse...

BONS TEMPOS RELEMBRO COM SAUDADE.
ABRAÇOS SOBRINHO

Anónimo disse...

No Seminário de S.José formavam-se alunos mais propriamente até ao 5º ano inicialmente e depois até ao 4º ano.
João Martins

Anónimo disse...

Foram 6 anos q lá passei a partir de 1982!Bons e maus momentos.Haviam lá bons padres e bons formadores,mas outros...sabe Deus!Ficaram alguns bons amigos dos colegas daquela época .Luis Pedro Gomes.(junqueira,Vale de Cambra).

Anónimo disse...

Estudei neste seminário quáse dois anos. No recreio, eu dizia aos meus espiões que pretendia continuar meus estudos em Lisboa, por conta de um parente muito rico. O reitor não teve dúvida: Fui expulso "por falta de vocação"

Unknown disse...

Se tu és o sobrinho, eu devo ser o tio.😄

Unknown disse...

Esta Foto tem mais de 60 anos. Também frequentei esse seminário, mas não guardo tão boas recordações como as que li. A foto já ilustrava os cadernos que então usávamos. Há dias visitei o espaço e constatei que a fachada estava irreconhecível e completamente descaracterizada. Antes o edifício via-se de todo o lado. Hoje é uma sombra do passado. Até a rua de acesso ficou completamente estragada. Ingreme e sem beleza. Também não gostei do pseudo jardim implantado no antigo campo de futebol. Tudo diferente, mas para muito pior.
António Cândido Moreira

Anónimo disse...

Frequentei de 1966 a 1968/69. Não guardo boas recordações, pelo que nunca lá mais voltei, não me encontrei com qualquer ex-colega, nem sequer me lembro de nenhum. A derrocada do edifício é, para mim, a derrocada da memória, que dele e das suas gentes (não) guardo.