sexta-feira, janeiro 06, 2006

DIA DE REIS

Embora a biblia unicamente faca referencia a uns magos que vinham do oriente, a tradicao crista refere-se a eles como reis. Nos primeiros tempos em que o cristianismo foi adoptado pelo Imperio Romano, decidiram consagrar este dia que teria sido a revelacao de Cristo ao mundo, como o dia do nascimento de um menino judeu, a quem foi posto o nome de Yeshua, que mais tarde com deficiente traducao, passou a ser identificado por Jesus, a quem os gregos chamaram Cristo.

Quando o ramo romano da igreja catolica decidiu colocar, (erroneamente segundo os entendidos) o nascimento desse menino no dia 25 de Dezembro, essa mesma directiva nao foi seguida pelo ramo ortodoxo da igreja catolica, pelo que ainda hoje e por volta deste dia que eles (os ortodoxos) celebram o natal.

Nos os ocidentais, temos seguido sem grande discordancia, as directivas da igreja de Roma e, portanto neste dia 6 de janeiro de cada ano, celebramos (quem celebra) o dia de Reis ou Epifania. (revelacao de Cristo)

Este dia, em que os magos ofereceram presentes ao menino, deveria ser (para seguir a tradicao) o dia da oferta das prendas as nossas criancas e, nao o dia 25 de Dezembro.
Embora seja eu bastante relutante em concordar com "nuestros hermanos", neste ponto eles ate estao mais certos que nos, pois ainda hoje continuam a celebrar os Reis, com um feriado nacional e, e neste dia que "repartem los regalos".

E tambem neste dia que oficialmente (a minha mae sempre disse que nao foi neste dia que nasci e, quem sou eu para contraria-la) celebro mais um ano de vida. Por isso enquanto desejo um feliz dia de Reis a todos os meus amigos leitores, espero que o menino com o nome judaico de: Yeshua, se, na verdade era o filho de D-us, tenha a bondade de conceder a este simples mortal, mais uns anitos de vida.

5 comentários:

JL disse...

E os peixes... e os peixes? :-)


Então muitos parabéns e muitos anos de vida!

Unknown disse...

Venho-lhe dar os bons reis,
Já que os bons anos não pude
Venho também desejar-lhe
Que tenha muita saúde.


Meu caro amigo, as coisas que o senhor escreve, recorda e faz recordar ... é com muito prazer que leio e recordo tempos idos.


Só mesmo o Albino Cardoso para nascer no dia de Reis!!!
Muitos parabéns e que conte muitos, junto dos que mais ama.

Abraços

Crónicas de Ariana disse...

No nosso país vizinho existem algumas tradições bastante interessantes neste dia.
Também concordo que a oferta dos presentes só fosse no dia de reis. Assim manda a tradição!

Al Cardoso disse...

Bem hajam pelos votos e pelas palavras de amizade,e pela quadra(Terreiro}
Para o Mr. Lopes;
os peixes estao a crescer um pouco, ate Fevereiro (creio)

Neoarqueo disse...

Dese ao meu caro amigo um feliz aniversário e certamente que andará por cá mais uns lonnnnngos anos; e eu que o veja ou lhe "escreva". Parabéns