quinta-feira, janeiro 05, 2006

ANTIGA ESCOLA DE FORNOS e a ABADIA


Esta foto de um antigo postal (OCOGRAVURA LDA.-RUA D.Pedro V, 18 LISBOA) nao tem data, mas estou convicto que datara da decada trinta do seculo passado. Aqui se ve a antiga escola primaria de Fornos de Algodres, ficava situada na antiga Rua da Igreja; hoje Rua Carlos.....Pereira, (omiti o nome na totalidade porque de tao longo e dificil de recordar e, alem disso e uma disparidade um nome tao longo numa rua)

Este edificio foi demolido em finais da decada de sessenta e, em seu lugar foi edificada a escola preparatoria Lopo de Abreu, tambem ela ja extinta restando unicamente o edificio, (Um "caixote" sem nenhum interesse arquitetonico) e o muro de vedacao que era comtemporaneo da antiga escola.

Esta escola construida em principios do seculo XX, foi-o no local em que houve outrora a antiga abadia da Igreja de S. Miguel, portanto residencia dos abades titulares da paroquia de: "Sancti Michaelis", de que ha referencia nas inquiricoes de D. Afonso III em 1258. Por essa altura era prelado desta igreja "Stephanvs Mvniz".

No entanto a igreja e muitissimo mais antiga, ja existia em 1170 e, era nela que recebiam os sacramentos os habitantes, do Couto da Granja da Figeirola, que pertencia ao convento de S. Joao de Taroura. Naquela granja ou quinta mais tarde nasceu a povoacao de Figueiro da Granja, que chegou a ser vila e concelho no seculo XV.

Sabe-se tambem que esta mesma Igreja de Sao Miguel, foi em 1320 taxada por D. Dinis em 50 libras, pelo espaco de tres anos para a guerra contra os Mouros. Noutra entrada me referirei com mais detalhe a Igreja.

O terreno nas trazeiras destes edificios, e o passal da abadia e ainda hoje e propriedade da igreja matriz de Fornos, havendo um projecto para ai se construir um centro paroquial.

2 comentários:

Anónimo disse...

AGradeço desde já a sua Atenção demonstrada na mensagem no meu blog sobre Trancoso e a região designado por Beira Medieval. è com agrado que vejo que há pessoas interessadas em descobrir um pouco mais a região. Um Abraço e votos de sucesso.

Nuno - www.trancoso.pt.vu

Al Cardoso disse...

Caro Nuno:
Parabens pelo seu excelente Blog, como pode depreender estou bastante interessado em toda a epoca medieval, principalmente no que respeita a gente Hebraica na nossa regiao, caso o meu amigo deseje colaborar, tem aqui uma casa aberta, como deve saber parte das nossas Terras de Algodres, pertenceram em tempos a comarca de Trancoso, caso tenha conhecimento de algum facto de relevo, gostaria da sua colaboracao.
Boa sorte e bem haja.