sábado, setembro 10, 2005

INDICIOS HEBRAICOS


Quando a cerca de trinta anos tive acesso, ha ate hoje primeira monografia das terras de Algodres (nessa altura nao era facil pois estava esgotada, (esta cuja fotografia aparece foi reeditada em 1988) tive o prazer de como grande amante de historia, me inteirar de muitos factos ate entao eram por mim desconhecidos acerca da historia das nossas terras.

Embora hoje admitindo que com bastantes lacunas e omissoes, tenho que reconhecer que para a epoca (1938) foi uma obra notavel e sem ela hoje muito da nossa historia colectiva estaria perdida, no entanto e como ja referi noutra entrada o monsenhor Pinheiro Marques, ou por ignorancia ou por outra qualquer razao, praticamente nao se refere a presenca judaica no nosso concelho de Fornos de Algodres, que se sabe existiu e ate tera sido bastante notavel.

Aquando da minha primeira leitura deste trabalho nao me movia como hoje a investigacao acerca deste tema, por isso foi ja muito mais tarde quando e por falta de outros meios de consulta, comecei a descobrir pequenas referencias que de todo estavam relacionadas com os judeus.

Hoje vou fazer referencias a mais algumas destas pistas: "Na seccao das curiosisades do concelho (pag.36 e 37) e referido que: "numa casa do sr. Tiago de Almeida (este nome nao soa a judaico?) no Outeiro em Figeiro da Granja existem gravadas sobre as torcas de duas portas as letras IHS que e o emblema do Santissimo Sacramento," talvez o monsenhor nao soubesse na altura mas hoje sabe-se que este emblema muito em uso no seculo XVI foi tambem usado pelos cristaos-novos para provar a sua nova fe.
Alem destes refere tambem que "sobre uma porta de loja das Casas Grandes (provavel antigo solar dos Osorios)esta tambem muito bem gravada uma cruz cujo desenho e invulgar" ao mesmo tempo refere que "nao sei o que significa este emblema. A meu ver aquela pedra com a cruz, esteve em outro tempo noutro lugar de significado religioso. e foi para ali colocada em qualquer reconstrucao"

Talvez o monsenhor nao soubesse realmente, mas hoje sabe-se com bastante certeza que essas pedras foram mandadas gravar pelos antigos judeus convertidos. Pela sua afirmacao de clerigo e culto vem com a sua hipotese informar-nos que nao era comum aos cristaos fazerem este tipo de gravacoes sobre as portas de suas casas. Hoje e mais que sabida a razao porque a gente de sangue hebraico teve que o fazer: Tinham que convencer por todos os meios (e este era um deles) os padres da inquisicao de que eram tanto ou mais cristaos que outros, para desta forma fujirem as fogueiras dos autos-de-fe.

Sem comentários: