quinta-feira, setembro 01, 2005

ALDEIA DAS CORTES III


Creio que hoje vou encerrar este tema sobre a antiga Aldeia das Cortes, no entanto poderei voltar se novos factos aparecerem.
Para concluir quero unicamente reforcar a minha ideia: a Aldeia das Cortes foi fundada em fins do seculo XVI por judeus conversos (cripto-judeus) que teriam sido naturais ou residentes da vila e concelho de Figueiro da Granja. Teram fundado esta pequena aldeia que chegou a ter 8 fogos, junto ao limite do termo daquele concelho com a freguesia de Vila Cha de Algodres, porque dessa maneira melhor podiam ocultar alguns actos do culto Judaico que faziam em segredo, enquanto ao mesmo tempo aparentavam ser cristaos e participavam (nao muito assiduamente creio) em actos de culto cristao na igreja a que pertenciam (Sta. Maria de Figueiro). Pois se o quisessem fazer mais assiduamente iriam a "Sa. das Bovas Novoas" a Vila Cha que ficava a dois passos, e entao nao se teria justificado a construcao desta aldeia. Pois junto dela havia e ainda ha terrenos semelhantes: Lages e cabecos para onde se poderiam ter mudado.
Termino trazendo a terreiro, uma preocupacao que a Aldeia das Cortes me traz a mente. Com a tao falada e conhecida desertificacao da nossa Beira sera muito provavel que se os governos nada fizerem para inverter esta tendencia, brevemente assistiremos ao aparecimento de outras aldeias desertas e em ruinas, que seram muito historicas e nostalgicas mas nada mais que refletiram este mundo urbano e desenraizado que querem transformar o nosso Portugal. Como vemos as melhores vias de comunicacao so tem servido para que a nossa gente mais depressa possa deixar a terra onde nasceu e cresceu.

Sem comentários: