sexta-feira, setembro 09, 2005

AS FORCADAS A MATANCA E OS JUDEUS

Hoje vou-me referir a uma pequena mas histórica aldeia, incluída no termo do antigo concelho e hoje freguesia da Matança: "FORCADAS". Esta aldeia que em meados do século passado começaram a identificar como a aldeia mais portuguesa do concelho de Fornos de Algodres, era ate a relativamente pouco tempo o exemplo mais legitimo da construção portuguesa na nossa região, infelizmente hoje já se vêem exemplos e reconstrucoes que em nada a dignificam historicamente.

Pelo "cadastro da população do reino de 1527" vemos que nessa altura no concelho da Matança, para alem da própria vila com 57 fogos, só existiam: a "quyntam de valbom" a "quyntam do outeiro do porquo" e a "quyntam...." cada uma delas com 1 fogo cada, não sei em que sitio se localizavam, nem tampouco se alguma destas quintas terá sido a origem das aldeias das Forcadas ou da Fonte Fria.

O que se sabe e que, tivessem tido origem nalguma destas quintas ou não, certo e que estas aldeias foram fundadas já depois dessa data. Falando unicamente das Forcadas, e estranho que assim como as pequenas aldeias do antigo concelho de Figueiró da Granja, também esta foi fundada pela mesma altura, e bastante elucidativo e basta ler as minhas entradas sobre aquelas aldeias para se encontrar paralelo.


Posso afirmar sem receio de ser desmentido que senão foi fundada por judeus, pelo menos ai viveram, pois ainda hoje se podem ver as cruzes gravadas nas fachadas de algumas casas das Forcadas, sinonimo de "cristãos-novos".
E também de bastante interesse lembrar aos mais esquecidos, que nesta aldeia não se conhece desde os tempos mais remotos, nenhum oratório, capela, cruzeiro, alminhas ou qualquer outro símbolo cristão. Existe um pequeno oratorio mas esse sera ja do seculo XVIII e, a capela de Nossa Senhora de Fatima, foi construida na decada de setenta do seculo XX. Tambem recentemente foram colocados pequenos cruzeiros por la espalhados!


E bom lembrar que tanto as Forcadas como a Matança, foram terras em que o artesanato e as profissões manuais, sempre se desenvolveram bastante, o facto de terem boas ligacoes viárias desde o tempo dos romanos para isso deve ter contribuído.
Há quem afirme ate que o topónimo "Forcadas" vira do facto de se situar junto a uma forca viária.

Alem dos factos referidos existe (ou existia) no sitio da Corujeira uma casa muito antiga que tinha sobre a porta gravadas as seguintes letras: IHVS que significa Jesus e sobre uma janela: IIIVS XPO que quer dizer Jesus Cristo, por si só identificara uma casa de judeu, que aquando do edito de expulsão se terá convertido em "cristão-novo". Novamente reforço a ideia de que só estes precisavam de provar que eram cristãos. Esta casa pela sua grandiosidade terá sido de um judeu abastado.

Sem comentários: