sábado, abril 29, 2006

SANTOS PARA TODOS OS FINS


O escritor Aquilino Ribeiro, nascido nas agrestes mas bonitas terras da Beira Alta, descreveu na sua obra: "Portugueses das sete partidas", uma passagem hilariante, em que explicita, a forma de como a igreja catolica romana, supria a falta de "fisicos" judeus,(medicos da altura) principalmente desde o seculo XVI, que foi quando os outros paises europeus, evoluiam e avancavam e nos voltavamos para traz.

"Pelo combate que o campo das ciencias aplicadas, em particular, davam a supersticao e medicina sobrenatural - como aposicao de reliquias e ferros santos, intrecessao de bem-aventurados, a cada um competindo determinada zona anatomica ou especie zoological, assim a Cabeca Santa para a raiva, S. Fiacre para as almorreimas, Santa Luzia e Santa Flaminia, ambas concorrentes, para os achaques dos olhos, Santa Apolonia para a dor dos dentes, S. Francisco de Paula a bem da sucessao masculina e ainda contra a estiagem, S. Marino para a sarna, Santa Tecla para as queimaduras, Santa Rita para os impossiveis do corpo e da alma, reservando-se Santo Antao o privilegio de guardar os porcos no chambaril, Santa Marta de esconjurar o pulgao das coves e a filoxera das vinhas, S. Pedro Goncalves a lagarta das hortas e ate S. Pedro Martir de perservar as searas e favais do granizo das trovoadas - Concitavam contra si todos os agentes de rotina e de conservacao. Para o vulgo os fisicos hebreus eram hereges e sequazes do Diabo, com o qual tinham pacto. Queimava-se no Entrudo o judeu de estopa e alcatrao, como o judeu de carne e osso na Praca da La.
Esta preseguicao da igreja Romana contra o judaismo, equivalente dentro da ideia monoteista, na esfera das reaccoes, a pernada contra o tronco, do verbo contra o logos, de D*us Padre contra Jeova, de Cristo contra Moises, e um dos casos mais estupendos e absurdos da Historia."

Pra ilustrar, tenho esta foto, parte de um retabulo muito antigo e, ja bastante danificado, que se encontra na igreja da minha aldeia natal. Ali se pode ver a Santa Apolonia, com uma torquez a segurar um dente!!!

9 comentários:

Unknown disse...

Com tantos santos só é pena não haver uma Santa ou um Santo que nos livre dos políticos incompetentes (98%).

Um abraço

Neoarqueo disse...

Bendita Santa Apolónia, que a ser "dentista" é na certa brasileira...

Al Cardoso disse...

OH Greensky:
Se calhar ate ha esse bendito santo. Teremos que perguntar ao cardeal Saraiva Martins, de santos sabe ele, e como ate e do meu distrito talvez nos mande a resposta.

JL disse...

Para cada maleita seu santo. À boa maneira dos gregos e dos romanos que tinham um deus para cada coisa que não conseguiam explicar.
Um abraço, amigo AL

Klatuu o embuçado disse...

Delicioso o texto do grande Aquilino, a imagem e a oportunidade do post! Rir pela manhã é bom!:)
Abraço.

hala_kazam disse...

eu desde que descobri a nossa senhora das encalhadas já acredito em todos os santos

:)


*beijos*

Orlindo Jorge disse...

Al Cardoso, quando me desejou uma boa Páscoa no NF fez referencia aos dentistas. Não o quero acusar de "judiarias" (termo com réstias anti-judaicas), mas que tive de antecipar o meu regresso por causa de um problema dentário agudo é uma verdade. E não houve Santa Apolonia que me valesse, mas também a dentista não era judia.
Um abraço.

Al Cardoso disse...

Como ve caro OJ, precisamente porque nao acredito nos poderes milagrosos da Santa Apolonia, foi que o avisei para ter cuidado com as amendoas, como ve tinha razao, "nao estava a judiar nem nada". espero que ja se encontre melhor, pois isso de dor de dentes e uma: "porra do caracas".(com cedilha)
Um abraco amigo.

Fornense disse...

ca por fornos MAceira dao também ha uns poucos.. ha o TOmas, o Antonio e o Miguel.. :)

obrigado por passar la sempre no meu canto
cumprimentos fornenses