terça-feira, abril 11, 2006

PESACH ou PASCOA JUDAICA

Quase coincidente com a Pascoa catolica romana, comeca a celebrar-se a partir do por do sol do dia 12 de Abril Quarta-feira, (amanha) o Pesach ou pascoa judaica.
Os judeus comemoram nesta festa, a libertacao do seu povo da escravidao e jugo do Farao do Egipto, devido ao poder de D-us, atravez da mao de Moises.

Foi tambem devido a esta efemeride, que se instituiu entre o povo Hebraico, o uso de consumir por esta altura, do pao azimo "matsu", as ervas amargas e, o cordeiro.

Podendo ser casualidade ou nao, e tambem usual nas "Terras de Algodres" o consumo neste tempo festivo para judeus e cristaos, do cordeiro (borrego) e cabrito assados ou guisados. Este tipo de pratos, e ate dos mais tradicionais, na nossa cozinha regional.

Enquanto se fazem as limpezas e outros preparativos, tanto para o "Pesach" como para a Pascoa, quero desejar aos meus amigos leitores, umas boas e felizes celebracoes.

SHALON e BOAS FESTAS.

4 comentários:

Joaquim Baptista disse...

Boas festas Al.

Anónimo disse...

Pessah é sempre a 15 de Nissan, e este ano corresponde a 13 de Abril, mas como já sabe começamos a festejar amanhã ao anoitecer.Shalom

Aladdin Sane disse...

Obrigado!!!

BOAS FESTAS!!!

Anónimo disse...

Shalom!
Uma boa Pascoa para si também. Gosto muito deste blog!
Um abraço amigo,
Daniela