sábado, abril 15, 2006

SANTA EUFEMIA e as FESTAS PASCAIS


Uma das tradicoes mais arreigadas, entre as gentes das "Terras de Algodres" e circunvizinhas, durante a epoca festiva da Pascoa, e sem duvida nenhuma a romaria de Santa Eufemia, na freguesia da Matanca.
Esta romaria e feira realiza-se na segunda-feira da Pascoa e, junta muita gente do concelho de Fornos e dos vizinhos de Penalva do Castelo e Aguiar da Beira.

Situada num sitio ermo e rodeada de pinhais, esta antiquissima capela congrega muitos devotos, que aqui cumprem as promessas relacionadas com as doencas "ruins" (como o povo as denomina), fazem as tradicionais voltas a capela e, as suas ofertas normalmente de cravos.

A capela; templo romano-gotico em granito, fica situada ao fundo do recinto e em sitio pouco predominante, mas de acordo com a lenda foi ai que forcas espirituais, designaram a sua construcao. O devoto construtor, tinha a intencao de a edificar no cume do Monte Milho que lhe fica proximo, mas tendo para la transportado a pedra, esta vinha aparecer no local onde a capela presentemente se encontra, pelo que tomando este facto como designacao divina, desistiu da ideia original e aqui a edificou.

A capela tem um portal em arco ogival, protejido por um alpendre e uma fileira de cachorros com figuras zoomorficas no beirado da capela-mor, e em meu entender, o templo romanico que tera sofrido menos modificacoes, durante os seculos no nosso municipio.

Aqui deixo um convite para os que tenham disponibilidade, na segunda-feira da Pascoa dia 17, preparem uma merenda e vao ate a Matanca, nao necessitam de ser catolicos para participar no convivio com as boas gentes beiras, ali rodeados da natureza e com ar puro, com cheiro dos pinhos, giestas e urgeiras, comam e bebam. Cumpram uma tradicao eu infelizmente nao posso fazer, ja vai para cima de duas duzias de anos.

COM ISTO REITERO OS MEUS MAIS SINCEROS VOTOS, DE FELIZES FESTAS PASCAIS

2 comentários:

eduardo disse...

Também me lembro de Matança.
E Matela, parece que é lá perto.
No entanto já passaram trinta anos que lá não passo.

Boa Páscoa!

Al Cardoso disse...

Ola Eduardo;
A Matela e logo a freguesia a seguir, tens que ir por la um dia destes,
Um abraco e continuacao de boas festas.