quinta-feira, março 09, 2006

NAS VOLTAS PELA "ALTA" BEIRA



Ja aqui referi os agradaveis encontros, que durante a minha estadia na Beira, tive com os amigos de "Terras de Azurara e Tavares", hoje e cumprindo o prometido, deixo-vos umas fotos de um desses encontros, em que para alem do salutar trocar de opinioes, se degustou um saboroso entrecosto entremeado com os enchidos das nossas terras, acompanhado pelas batatas "afreventadas" e por uns "treplos" divinais que eu ja ha muito nao tinha a oportunidade de comer. (para os menos versados em termos regionais nossos, treplos sao grelos de nabo ou nabica.)

Foi ainda ha tao pouco tempo, que ainda conservo estes belos sabores nas minhas papilas gustativas. A todos bem hajam pelos prazenteiros encontros e pela amizade.

PS: A titulo de curiosidade, devo informar que ja os judeus da nossa regiao, consumiam estes "treplos" que pelo amargo lhes fazia lembrar, a amargura que o povo hebraico passou na escavidao do Egipto.

8 comentários:

Unknown disse...

Que saudades!
Foi muito bom. Pelo convívio, pela troca de opiniões, pela sinceridade e pela amizade.

Ps- Na fotografia só lá estamos nós? Então e as duas canadianas que também foram para a farra?

Abraços

Al Cardoso disse...

Caro Terreiro:
entao o meu amigo esta doente da perna ou dos olhos?
E que se bem reparar, la estao as canadianas encostadas a parede.

Bom fim de semana, para si e para os outros mosquiteiros.

Al Cardoso disse...

Queria dizer Mosqueteiros.

Neoarqueo disse...

E que bem que ficámos na fotografia...sim senhor...
guardo estes momentos com saudade...

JL disse...

Mas que agradável surpresa amigo Albino. Não ficámos nada mal, não senhor. Espero e desejo que surjam mais oportunidades para encontros destes. O Albino é um execelente comunicador e tem a particularidade de nos prender com as histórias que derivam da história. O Albino e o TSFM nos dois encontros que tivemos deleitaram-nos com o saber histórico de cada um. Obrigado

Mónica disse...

ólhó JL ali sentadinho com ar de licor beirão!

Unknown disse...

Tem razão amigo Al Cardoso, então não é que estão mesmo lá no cantinho e não as tinha visto … será que os treplos fazem mal a vista?

Abraços

Micas10 disse...

Grelos, espigos e treplos, com um fio de bom azeite e alho, uma boa parte da gastronomia portuguesa.