segunda-feira, março 06, 2006

GRAVACOES EM CASAS DE JUDEUS (Cristaos-Novos)


Ja noutra entrada anterior, publiquei uma foto duma casa de judeus em Fornos de Algodres, com uma gravacao em que aparece uma cruz sobre um monte.
O meu amigo Nuno Soares ja me tinha comunicado, e, ate me cedeu a foto que apresento, que na judiaria de Trancoso tambem existem destas gravacoes, alem desta de Fornos encontrei uma outra no Ramirao que apresentarei a seguir.

Deve ter algum significado que desconheco, e para o qual desejaria explicacao de qualquer colaborador ou leitor deste meu blog. Sera que tera a ver com o monte de Siao? (templo do Senhor)

5 comentários:

Neoarqueo disse...

Como sabe, amigo Al eu da Cultura e da História dos Judeus ou dos Cristãos-novos pouco ou nada sei. Mas o meu amigo anda a conseguir despertar em mim uma certa curiosidade por este tema. A ver o que vou conseguir descobri pelas minhas bandas...

Al Cardoso disse...

Caro Idanhense:
Tanto quanto sei e, mais pessoas pensam como eu, este tipo de gravacoes sao de cripto-judeus e a razao delas existirem nas zonas antigas das localidades, mais o vem provar. Pois que necessidade tinham as familias que sempre foram cristas, em desta forma se identificarem, os cristaos-novos e que tinham que provar que sim eram devotos nao os que sempre o foram.

Ps: irei mandar-lhe por email o meu endereco, bem haja>

Unknown disse...

Como é que se chamava essa linguagem criptográfica? Cabala?
Um abraço e boa investigação

Anónimo disse...

Realmente em Trancoso nas casas mais antigas do centro histórico existem vestigios muito identicos a este , assim como aquela estrela muito usada no judaismo ao qual sei que tem um nome específico mas não me vem à memoria.
Aproveito para lhe desejar uma optima semana.

Nuno Santos- Trancoso

Al Cardoso disse...

Caro nuno Santos: A estrela que o meu amigo refere e a estrela de seis pontas, identificada por estrela de David.