sábado, março 04, 2006

CAPELA DA SENHORA DO O


Como referi na entrada anterior aqui podem ver a capela privada, do solar de onde saiu o primeiro, e unico Barao de Fornos de Algodres, familia Albuquerque Pimentel de Vasconcelos Soveral.Embora o portal lateral seja em arco romanico, creio que a capela datara do seculo XVII ou XVIII

4 comentários:

Unknown disse...

Umas obras de recuperação não ficavam nada mal a esta capela (pelo que se vê na imagem).

Mas a questão que eu coloco é a origem de tal nome - Senhora do O?

Um abraço

Al Cardoso disse...

Caro Rui:
De facto esta capela esta a necessitar de obras, mas como e de particulares, so a eles compete a referidas. Quanto a Senhora do O, chama-se assim porque, e uma imagem da Virgem gravida, creio que deve ser patrona das senhoras nesse estado.

Unknown disse...

Nossa Senhora do O é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, remontando à época do 10° Concílio, presidido pelo arcebispo Santo Eugênio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de Dezembro. Sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, este determinou, por sua vez, que essa festa se celebrasse no mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Pelo fato de, nas vésperas, se proferirem as antífonas maiores, iniciadas pela exclamação (ou suspiro) “Oh!”, o povo teria passado a denominar essa solenidade como Nossa Senhora do O. (in: SILVA, Pe. Martinho da. Flores de Maria)

Abraços

Al Cardoso disse...

Bem haja amigo Terreiro pela abalizada explicao, de facto esta capela tanto e da Senhora do O como sa Senhora da Expectracao.