quinta-feira, março 02, 2006

ABRAHAM LOPES CARDOZO

Durante o meu interregno, na actualializacao deste blog, aconteceu um facto que considero relevante, e, digno de registo neste espaco.
Ja algum tempo atraz, me referi a uma familia de judeus ilustres da cidade de Nova York, de apelido "Lopes Cardozo", esta familia tem origens em judeus sefarditas portugueses, que imigraram para a Holanda no seculo XVI, durante as presseguicoes aos cristaos-novos. Mais tarde estiveram entre os judeus que fundaram a primeira sinagoga na antiga Nova Amesterdao, que foi a primeira sinagoga Americana.

Sera pelo facto de possuir-mos eu, e, a minha familia, os mesmos apelidos, que nao quiz deixar (embora com algum atrazo) de mencionar o desaparecimento do Rabino emerito da sinagoga Portuguesa-Espanhola de Nona York: Abraham Lopes Cardozo, que com 91 anos de idade, e, depois deixar reconhecido trabalho, no estudo e perservacao, da heranca musical sefardita portuguesa. Deixou o mundo dos vivos no passado 21 de Fevereiro.

Quero ao mesmo tempo que agradeco esta informacao ao amigo: Nuno Guerreiro, desejar-lhe as boas vindas a costa leste americana. Podem os meus leitores interessados em temas judaicos, consultar o seu "site" atravez dos meus links em "Rua da Judiaria"

2 comentários:

Neoarqueo disse...

O meu amigo Al Cardoso, de tanto escarafunchar, ainda há-de chegar às suas raízes neandertalensis...ai há-de, há-de...

JL disse...

Bem vindo de regresso à blogosesfera, amigo Al. Cá o esperaremos para outros encontros gastronómicos lá para o Verão. Um abraço