segunda-feira, agosto 20, 2007

"Senhora da Graca"

Capela de Nossa Senhora da Graca!

Sera hoje, depois de uma procissao de despedida pelas ruas de Fornos, que a imagem de mais devocao desta vila, regressa a capela que apresento na fotografia.

Nossa Senhora da Graca que inicialmente e durante muito tempo, se celebrava em Outubro, altura em se realizava uma muito concorrida feira anual. (seculo XIX e principios do XX) deixou de celebrar-se durante um periodo do seculo passado. Quando foram reatadas na decada de setenta do seculo vinte, as festas eram realizadas no quarto fim de semana de Setembro, mas como por ca a tradicao pouco conta, passadas que foram algumas decadas decidiu-se nao sei se bem se mal, que as festas passassem para o terceiro fim de semana de Agosto!

Quanto a historia por mim conhecida, a imagem original tera aparecido mais ou menos onde se encontra presentemente a capela, junto a um antigo sobreiro. A altura deste "aparecimento" nao a consegui descobrir, mas creio que devera ter sido por volta no seculo XV. Pelo motivo referido, comecou esta imagem a ser venerada por Nossa Senhora do Sobreirinho, o que faria sentido e ate era muito mais original! Mas porque atravez de votos a esta "Santa", foram concedidas muitas "gracas" aos seus devotos, decidiram mudar-lhe a invocacao para a actual, creio que durante o seculo XVIII!

A capela encontra-se relativamente perto do centro da vila, junto a uma antiga estrada romana, que seguia para Celorico passando por Figueiro da Granja. Dessa estrada ainda se encontra em muito bom estado, uma extencao consideravel de calcada e junto dela existia uma marco miliario, que dai desapareceu em fins do seculo passado.
Provavelmente ninguem sabera dizer onde foi parar o referido marco, no entanto aqui fica um pedido; caso alguem saiba onde se encontra, por favor contacte os servicos do CHIAFA (Museu Arqueologico).

1 comentário:

Tozé Franco disse...

A Capela é muito bonita. Faz-me lembrar uma Capela existente pertod local onde viva a minha avó materna (junto a Coimbra) em honra de Nossa Senhora da Guia, cuja festa se celebrava em Agosto.
Um abraço.