sexta-feira, agosto 10, 2007

Notas turisticas do concelho d'ALGODRES!

O "logo" municipal: "Anta das Corgas", Matanca- Fornos de Algodres!


Fiquei deveras satisfeito quando em fins do passado mes de Junho, me inteirei do "Plano de Desenvolvimento Turistico" que o municipio de Fornos de Algodres deu a conhecer a imprensa e, que se encontra resumidamente aqui:http://www.cm-fornosdealgodres.pt/nt_031.php. De facto ja ha muito se devia ter tido uma estrategia neste dominio, mas mais vale tarde que nunca!

No entanto passado um mes fiquei desencantado, quando servindo de cicerone a familias amigas, conhecidas neste mundo "blogistico", decidi mostrar-lhes alguns dos sitios arqueologicos do meu concelho.

Estou convicto de que a primeira impressao e a mais importante, pelo que a enorme quantidade de vegetacao que cobre quase completamente as ruinas do "Castro de Santiago", a deficiente identificacao da "Anta das Corgas" (so visivel de quem vem do Furtado) e o caminho da "Necropole das Forcadas" cheio de silvas, para so falar nestes, em nada abonam de um concelho que se espera e deseja, va ter no turismo um possivel futuro.

Tambem notei muita falta de limpeza, nao so nas bermas das estradas, mas tambem nas ruas e logradoros da vila. Ora todos sabemos que a primeira impressao e fundamental, por isso vamos mostra-nos de ora a diante mais limpos e civilizados.

Uma das entradas regionais; a estacao do caminho de ferro, tambem ja ha anos que esta a espera do termino de repavimentacao da rua, depois da instalacao da rede de agua e saneamento e, tanto o Largo da Estacao, como o Largo da Fonte, estao a pedir uma requalificacao mas principalmente de uma limpeza.

No entanto nem tudo encontrei mal; fiquei deveras agradado com o "hotel" Centro de Ferias do Inatel:http://www.inatel.pt/Turismo/falgodres.htm em Vila Ruiva. Ai constactei uma construcao moderna bem integrada na ja existente, usando o desnivel do terreno para construir um edificio de tres andares sem ferir o ambiente. Tambem gostei da ambiencia com jardins e parque que no entanto necessitam de um pouco de mais cuidado.
Um unico senao e sobre isto fiz ouvir a minha voz a quem de direito; e o facto do site do Inatel, nao referir os monumentos nem outros motivos de interesse concelhio, enquanto faz isso acerca do vizinho concelho de Celorico.

Um outro motivo de agrado, tem que ver com o facto do "CHIAFA", (museu arqueologico) http://www.cm-fornosdealgodres.pt/idx_ha.htm ter passado a ter abertura diaria. Nesta area queria ate sugerir; que em epocas tal como as festas da vila que se aproximam, deveria ate ter uma abertura alargada a noites e fim de semana!

2 comentários:

Moura disse...

Fiquei impressionado com o dito cicerone uma vez que revela ter grandes e sábios conhecimentos numa área do saber que não é a sua. Apesar da distância a que se encontra mostra-se actualizado e um verdadeiro e activo cidadão d'Algodres.
Obrigado mais uma vez.

Ps- qto ao dito post dos "3 Mosqueteiros" ele sairá um destes dias, ou melhor semanas. Vou estar ausente por motivos que se prendem com o descanso do guerreiro... que escolheu o coração da Reconquista Cristã para passar uns dias.

Um abraço

Anónimo disse...

O meu amigo faz mais por Fornos de Algodres que as entidades oficiais.
Parabéns