quinta-feira, agosto 16, 2007

Casa da Rua das Carretas - Fornos





Tal como em outras nas "judiarias" de Trancoso e da Guarda, também nas casas de antigos judeus da vila de Fornos, podemos constatar bastantes similaridades!


Esta casa que "descobri" na Rua das Carretas, tem também uma porta larga situada no andar térreo, que seria a entrada da oficina artesanal do proprietario. Porta esta que foi tornada menor aquando da ultima reconstrução, pode-se ver nela algum trabalho de pedreiro mais apurado, nas arestas do lentel e ombrais. Foi pena terem-lhe feito esta modificação, mas ainda se pode muito bem ver como era originalmente.


No espaço entre este portal e as janelas superiores, podem-se ver muito bem, duas pedras com umas cruzes gravadas.


Esta construção e seguramente anterior ao século XVI e embora modesta, vem-nos mostrar que pelo menos exteriormente, o judeu aqui aqui habitou se converteu a religião crista!

2 comentários:

JL disse...

Olá Caro Amigo,
Já vi que a suas férias foram aproveitadas, de máquina em riste, à procura de novas fotos para o blog e para enriquecer o tema que durante muito tempo foi o principal motivo de escrita. Um abraço.

Tozé Franco disse...

Embora com algum atraso os meus parabéns pelos 2 anos deste blogue que tanto tem contribuído para a divulgação das terras do interior centro deste país.
Um abraço.