quarta-feira, julho 19, 2006

CASAL VASCO IGREJA


A igreja do Casal Vasco embora seja de fundacao muitissimo mais antiga, presentemente e uma construcao da epoca barroca. No seu interior podem ver-se no piso, lapides sepulcrais, que suponho serem de membros da antiga familia Caceres, residente nesta freguesia pelo menos desde o seculo XIV.
Como ja referi anteriormente, estes Caceres foram senhores da vila de Algodres, em finais do seculo referido e, o Casal Vasco estava incluido do termo daquele concelho.

12 comentários:

alfazema disse...

Gostei muito deste post amigo beirão. Sabes que quase todas as construções deste tipo têm sofrido transformações sempre que precisam de obras de restauro ou reconstrução devido, por exemplo, aos tremores de terra, grandes ciclones...
Gosto da divulgação que vais fazendo da tua terra. Volta ao meu blog. Tenho post novo.
Um beijo

marcox disse...

tem alguma tasca ao pé??

al cardoso disse...

Caro Marcox:
Claro que tem uma tasca perto, voce ja viu alguma aldeia da Beira que nao tenha uma tasca com bom vinho do Dao.
Bem vindo ao meu sitio e a tasca.

Lord of Erewhon disse...

Belíssimo.

Pete disse...

Boa divulgação da cultura e do património de Algodres.

Um Abraço e bom fim-de-semana,

Pedro Gonçalves.

alfazema disse...

Passei para te deixar um beijinho e desejar um bom fim de semana.

eduardo disse...

Bom dia!

Sempre com agrado me sento por aqui um pouco a actualizar-me.

E felizmente constato que o amigo AlCardoso tem cada vez mais adeptos da sua singular comunicação sobre Terras de Algodres. (e não só)

Um abraço e bom fim-de-semana.

Carlos Domingues disse...

Caro Albino:
Chamo-me Carlos Domingues, sou residente e natural de Casal Vasco.
No intervalo da minha formação académica decidi-me a fazer um trabalho sobre a minha aldeia.
Uma vez que tenho encontrado tantos bloggs seus e com informações de Casal Vasco gostaria de saber até que ponto seria possível partilhar comigo os documentos que possui e as informações que têm. Seria optimo um scan dos documentos.
Um abraço amigo, aguardo resposta.
Carlos Domingues
carlosdomingues49@hotmail.com

ps: é um dos primeiros a saber que para breve estara on-line um site de Casal Vasco, conto com sugestões e opiniões suas

Carlos Domingues disse...

Visitem todos o novo site de Casal Vasco:
www.casalvasco.com

s disse...

Albino Cardoso:
É interessante que se chame patriota e regionalista quando não colabora com outros partilhando as suas conclusões e fontes.
Eu, e o meu tio, já lhe enviámos emails a pedir a sua colaboração para recolhermos o máximo de informação sobre Casal Vasco, e você não responde. Você e o seu amigo Nuno Soares são farinha do mesmo saco: publicar blogs sobre lugares sem sequer indicar as fontes é uma maneira de perder o tempo e entreter os outros. Eu até posso afirmar que Casal Vasco foi onde nasceu D. Afonso Henriques, segundo as suas teorias, e anteriores respostas, estou a dizer isso porque devo ter algumas provas.
Bom proveito

al cardoso disse...

Caros: S e Carlos Domingues!

Pois embora duvivem sou Patriota e Regionalista,
Quanto a colaboracao estou sempre disposto em faze-lo, e a unica razao porque nao tenho enviado nada e porque nao tenho grande tempo disponivel.
Ja quanto as fontes, gostaria que me referissem a que se referem, e caso as tenha podem contar comigo e nao sejam tao causticos, que faz mal ao estomago!

Um abraco dalgodrense.

PAULO PINA disse...

TERRA MAE, QUE LINDA TERRA ES TU CASAL VASCO, FOI LA QUE EU SEMPRE PASSEI AS MINHAS FERIAS, FOI LA QUE EU RESPIREI ESSE AR PURO QUE TU TENS, E LA QUE EU TENHO A MINHA FAMILIA, ES A TERRA MAIS LINDA DE PORTUGAL PARA MIM, EU NASHI EM LISBOA MAS NAO A COMPARO A TI, E VIVO EM SINTRA, MAS E NESSA LINDA TERRA QUE EU TENHO O MEU CORAÇAO....................