quarta-feira, agosto 30, 2006

CASA DE ALGODRES


Esta casa que se encontra situada relativamente perto, do Largo da Nogueira, em Algodres, e um bom exemplo de como se deveria recuperar as casas históricas.
Sobre a ombreira da porta, esta a seguinte inscrição: D 1724. E muito provável, que tenha sido propriedade de algum cristão-novo, e, o D signifique D*us.
Sabe-se que ainda hoje, os judeus tem muita relutância, em escrever o nome completo de D*us.
Poderá também ser a sigla do pedreiro constructor, mas no século XVIII, esse costume já estava em desuso. Ou também poderá ser, a inicial do antigo proprietario da casa.
Sempre ficaremos na duvida!
Quero também fazer notar nesta construção, os cachorros ladeando a janela, habito antigo nas construcoes da nossa Beira.
Finalizo com a ideia, de que este suposto D, nao e nada mais, do que o "Men" do alfabeto hebraico!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ola Al, alem da m/ cunhada tive outra pessoa mto importante na minha vida que era natural de Fornos, a minha querida prof da primária... até me deu saudades dela... beijinhos ***

Anónimo disse...

Caro Albino:
Aproveitando uma passagem de algumas horas por casa, entre dois períodos de férias, quero aqui reiterar os meus parabéns pelo aniversário deste blog e também pela criação do seu novo blog dedicado às nossas Terras, que já visitei "a correr" e irei ver com mais detalhe quando regressar.
Ainda bem que se lembrou de aqui divulgar esta bonita casa de Algodres. Quanto à inscrição, pessoalmente sempre achei que o "D" antes da data seria a abreviatura, incompleta, AD - Anno Domine que aparece com frequência associada a datas de construção, designadamente em casas desta época.
Um grande abraço e até breve!

Al Cardoso disse...

Caro Nuno:

Poderia ser Ano Domine, se tivesse um A antes, como nao o tem nem jeitos de o ter tido, creio que as minhas duvidas continuam com fundamento.

Um abraco e boa continuacao de ferias.

RPM disse...

Meu amigo Al....

Primeiro, desejo que esteja recomposto do imprevisto que lhe aconteceu.

Segundo, os meus agradecimentos pelas visitas.

e terceiro, cá estou novamente com velocidade supersónica para poder escrever e fazer textos com rapidez. Em casa dos meus pais as coisas corriam a 40 kapas, apenas.....

Passei, num fim-de-semana de agosto, perto de Fornos com a minha cara metade......Falei das origens e da população, baseado nesta informação do blogue...

Um bom fim-de-semana

RPM

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog! gostei do que li e é de todo meu interesse! Vai ficar nos meus "favoritos".

Bel disse...

Passei para saber se já há novidades mais definitivas sobre a gravação de vila cha. Há?
Um beijo e boa semana

Crónicas de Ariana disse...

Passei para dizer que voltei depois de uns dias de férias.
Aguardo a tua visita ao meu blog.

BJS