Era outrora o material mais barato, pelo que as casas das nossas aldeias da Beira, eram quase todas construidas em granito.
Algumas delas mais tarde foram rebocadas a cal ficando de facto as aldeias mais claras, no entanto no ultimo quartel do seculo passado, muita da nossa gente decidiu remover o reboco e deixar as pedras a mostra. Muitos pintaram as juntas de branco e outros ate de preto, mas digam la, se nao ficam muito mais bonitas casas como as da imagem!
Podemos tambem ver nestas construcoes algumas particularidades; o "balcao" com guarda e a sua escada larga, e as janelas de "guilhotinha" a indiciar a pouca altura de pe, destas habitacoes!
5 comentários:
Pena é que tantas casas de granito, recuperáveis para as comodidades de hoje, fiquem abandonadas, enquanto se investe em novas construções incaracterísticas.
Um forte abraço,
No Alto Minho também se viam muitas casas de granito. Acho que nada fica mais bonito do que uma casa em pedra.
Um Abraço e boa semana.
bom dia amigo Al!
Uma casa típica com a bem evidente 'loja', onde estavam os animais que ajudava a aquecer a casa...e ali está a porta do lagar!
um espécime a conservar!
abraço de amizade
RPM
A ecologia da casa rural é um fascínio! aplaudo de pé aos que revalorizam estes espaços ancestrais!
um abraço raiano
Dizes bem, outrora... Hoje há um enorme especulação pela pedra. Mas depois acontece que essa pedra é mal utilizada em construções incaracteristicas.
Abraço!
Enviar um comentário