sexta-feira, maio 11, 2007

O "Rabi"dono da malhada!

Estandarte da freguesia da Muxagata.

Ja aqui: http://dalgodres.blogspot.com/2006/11/judeus-tambem-na-muxagata-dalgodres.html , referi a presenca judaica na Muxagata, embora convicto de que essa comunidade nao tivesse sido em grande numero.

Entretanto foi recentemente publicada no blog do amigo Nuno, o seguinte artigo: http://algodres.blogs.sapo.pt/arquivo/1068268.html . Ora este artigo, veio-me trazer algumas duvidas!

Na demarcacao do "couto" da Muxagata, pertencente a comenda de Santa Ovaia da Ordem de Cristo, feita no seculo XV, e referida a "malhada do Rabi galgo". Supondo que era propriedade de um "Rabi" ou mestre judaico, de onde era entao este "Rabi"?

A ser das "terras de Algodres", so poderia ser, caso por ca tivesse havia uma comunidade judaica de alguma relevancia, coisa que ate o presente nao foi confirmado. Entao vamos colocar outra hipotese:

Sabe-se pelas inquiricoes de 1257 de D. Afonso III, que a Muxagata embora dentro do reguengo e concelho de Algodres, era possuida aquela altura pelo alcaide de Celorico e por outros homens daquela localidade. Ora sabendo-se da existencia ai de uma comunidade judaica de alguma expressao, sera que esta "malhada" seria ou teria sido propriedade do "Rabi" de Celorico?

10 comentários:

Anónimo disse...

Caro Albino:
É uma boa pergunta. Por enquanto, não há é elementos que lhe permitam dar uma resposta cabal (tanto quanto sei).
Um abraço,

Anónimo disse...

Saltitando de blog em blog de "terras de Algodres"... vim aqui parar para conhecer estes cantinhos e agradecer a visita e comentário no meu blog.
Um bom fim de semana.
Abraço.
Filipe

Pete disse...

É provável que sim, mas com mais algum tempo vocês tirarão a conclusão.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

Tozé Franco disse...

Passei apenas para desejar bom Domingo.

RPM disse...

um abraço de amizade

RPM

O Micróbio II disse...

Hummm... ninguém tem resposta para a pergunta. Uma coisa é certa, deixaram-me de água na boca para reaver o filme "Rabi Jacob" do Louis de Funés... e é já esta noite! :-)

a d´almeida nunes disse...

Vim aqui fazer uma visita para me inteirar do que vai acontecendo neste mundo d´Algodres e do judaísmo.
Mas, sinceramente, não estou documentado o suficiente para me pronunciar.
Aliás, os pormenores são muitos e só quem estiver/viver no local ou tiver muita informação
e que terá hipótese de alvitrar sobre o assunto concreto deste post.
De qualquer modo, um grande abraço, AL e companhia do blogue.
Aqui, Leiria, António

Eduquês disse...

Há novidades no meu canto.

Maria Cota disse...

Votos de um bom fim-de-semana!
"Aquele abraço" beirão!

Ana Cota

Anónimo disse...

Olá sou de Lisboa, mas a minha mãe é de Figueira de Castelo Rodrigo.
A minha familia tem ascendência judia, pois nesses lados houve no passado uma comunidade judia.
Passei por aqui por curiosidade, e vou passar mais vezes se não se importa.
Um bom dia.
Manuela