sexta-feira, junho 15, 2007

Mata (Quinta da Mata Gata) e Santo Antonio!

Capela de Santo Antonio - Mata.

Tendo ja passado o dia 13, data aniversario da morte do "nosso" Santo Antonio e, da maior parte das festividades em sua honra, lembrei-me de que ainda nao tinha publicado nenhuma entrada, sobre a terra dos meus avos maternos. Pelo que voltando ao tema "antonino", vou falar um pouco da aldeia da Mata. (antiga Quinta da Mata Gata).

Nesta aldeia em acentuada desertificacao, encontra-se um dos templos municipais que honram o santo dramaturgo. E uma bonita capela barroca, que se encontra muito bem conservada, gracas em parte a colaboracao de emigrantes "matenses" no Brasil.
Ainda me lembro de possuir no lado direito, um pequeno campanario contemporanio da construcao original, mas no seculo passado decidiram destrui-lo para alargar a rua e, construiram a torre sineira que se ve na imagem. Menos mal que usaram granito regional e provavelmente daqui a umas dezenas de anos, ainda se vai pensar que pertence a construcao original!

Esta capela esta de certa forma ligada a minha familia, pois no seu interior existe uma imagem da Virgem Maria, que possui uma cabeleira feita com cabelo da minha avo, que faleceu quando a minha mae tinha 10 anos!

3 comentários:

RPM disse...

olá amigo Al!

Obrigado pelos seus comentários e pela resposta à outra minha inconformidade perante muitas coisas.....

mas não divulgue estas preciosidades porque deve ser preservada e os modelos de desenvolvimento que querem implementar no país é de bradar aos céus.....tudo, menos desenvolvimento dito 'sustentável'...

um abraço e bom fim-de-semana

RPM

aminhapele disse...

Hoje,no TIROMANTE,deixei postado,a pedido de amigos meus,o endereço do seu blogue.
Tenho-o visitado várias vezes,embora não tenha deixado comentários.
Um abraço.

Eduquês disse...

Estou de volta... e com novidades.