terça-feira, junho 05, 2007

Igreja de "Sancta Maria Maior", Algodres!

Igreja Matriz de Algodres.

Depois de me referir as medidas padrao, que se encontram gravadas numa coluna, do portal da igreja de "Sancta Maria" da vila de Algodres. Venho agora apresentar a fachada principal da igreja.

Acredita-se que seja a mais antiga igreja destas terras, embora as referencias documentais mais antigas sejam do seculo XIII, supoe-se que datara de antes da fundacao da nacionalidade!

A fachada foi re-edificada no seculo XVIII, e da original restara unicamente o portal. E interessante embora que singela.

14 comentários:

Joaquim Baptista disse...

A corneta fica a matar por cima dos sinos

Al Cardoso disse...

Caro Joaquim:
De facto fica, mas sabe os menos entendidos ainda vao pensar que e um sino!!!

O Micróbio II disse...

Românica em toda a sua simplicidade... e dizes bem, com esses traços tem indícios claros do século XII...

Unknown disse...

Bom dia.
Tem um prémio, vá até ao meu blog.
Um abraço.
Manuela
simplesmentemanuela.blogspot.com

PPN disse...

Caro Albino

Ainda em relação ao último post, aquelas marcas tinham como função aferir? Ou seja era para homologar instrumentos de medida, não era para medir, propriamente dito, no dia a dia os diversos produtos.

Anónimo disse...

Obrigado por ter passado pelo meu blog e ter recebido o prémio.
Sim eu também acho que já passou a fase deste prémio.
Mas como é assim que as pessoas se conhecem um pouco melhor acho giro.
Mas tem razão já cansa um pouco, afinal não passa de um certificado.
Qualquer dia aparece outro, sei lá.
Um abraço.
Manuela

ANTONIO DELGADO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ANTONIO DELGADO disse...

Algodre é pelo que vejo muito rico em patrimonio e tem no AC uma excelente desfensor...os meus parabéns.

Tozé Franco disse...

Deixei dois desafios no meu blogue.
Um abraço.

Tozé Franco disse...

Bela Igreja. Fachada simples mas bonita.
Um abraço.

Neoarqueo disse...

Conheço e já visitei. Al, eu agora vou uma vez por mês a terras d'Algodres...e esta, hem?

Moura disse...

Interessante exemplar para caracterizar o gótico, numa dimensão que se encontra à escala deste pequeno pais.
E quanto a férias? Portugal? Será que faremos uma confraternização aqui na minha área com o meu sogro (Dispersamente) e o meu amigo Tózé (Histórias e Sabores)...no Rocha, em Pedrogão a ver o mar?
Um abraço

JL disse...

É na singeleza que as nossas igrejas matrizes encontram a sua grandiosidade. Um abraço Albino

Paúl dos Patudos disse...

Ao passear por aqui fico a conhecer um pouco do meu país , que de outra forma não conseguia.
Aproveito para convidar a um passeio e conhecer melhor o Paúl dos Patudos
Até lá ...
fica bem
Ana Paula