sexta-feira, janeiro 26, 2007

RAMIRAO, terra de vestigios "judaicos" ou "cristaos-novos"!

Antiga igreja de S. Sebastiao do Ramirao.

O Ramirao, presentemente povoacao pertencente a freguesia de Casal Vasco, foi freguesia ate meados do seculo XIX, altura em que foi anexada a actual freguesia e anos mais tarde totalmente extinta.

Nesta aldeia existe ainda, uma casa em se podem encontrar vestigios de "cristaos-novos", na qual se encontra uma lapide do seculo XVII, que faz referencia a: Antonio de Melo de S. Paio.

Esta mesma familia Melo foi anteriormente investigada pela "inquisicao", tendo sido condenado um seu membro, informando-nos o seu processo que era "cristao-novo".

Na povoacao existe a antiga igreja de S. Sebastiao, presentemente relegada a categoria de capela, nela se encontra um portal romano-gotico e um campanario tambem romanico, de uma ventana.

5 comentários:

Joaquim Baptista disse...

Amigo Al as cornetas no campanário estão o "mnáximo"

Abraço

Joaquim

RPM disse...

olá amigo!

um postal muito engraçado, tendo em atenção aquilo que o anterior comentador referiu...os altifalantes no topo da torre sineira.

mas é uma questão de estética e de alongamento do som...

abraço

RPM

Tozé Franco disse...

Pensei que eram as orelhas do Shrek...
Caro Al, embora não tenha ido a Fornos de Algodres, comi um belíssimo naco de queijo da Serra no Domingo. Apanhei o colesterol distraído e aproveitei.
Um abraço.

Al Cardoso disse...

Sabem meus amigos aqui impera a lei do menor esforco. Mas a semelhanca da minha terra de adopcao, (Infias) e provavel que se decidam a instalar os altifalantes, numa torre independente da construcao medieval!
Isso espero.

horus disse...

Há ainda a referir a sepultura que se encontra no interior da Capela. É uma pedra esculpida, com textos que tenho algures em casa, mas que tem inscrito o ano de mil quinhentos e qualquer coisa.

Belissima!!!