terça-feira, janeiro 02, 2007

As ovelhas "Bordaleiras"!

Um rebanho de ovelhas "Bordaleiras" com algumas "Churras" a mistura. Diz a nossa gente que para sorte, todo o rebanho tem que ter pelo menos uma ovelha preta. (postal publicado pelo municipio de Fornos de Algodres, na decada de oitenta do seculo passado. Ao fundo a vila e a mata municipal da Esgalhada.)


Quase sempre ao falar da minha regiao, a pessoas estranhas a ela, e ao referir-me ao "nosso" Queijo da Serra, acontece referir-me tambem as ovelhas, que produzem em quantidade o leite, que sem ele o queijo nunca seria o conhecidissimo; "Serra".

Todos os que estao mais dentro deste tema, sabem que as ovelhas da nossa regiao sao em maior numero as "Bordaleiras", havendo tambem mas em numero menor, as "Churras" e as "Merinas Mondegueiras".

O que os estranhos a esta regiao desconhecem e ate se admiram muito, e o facto das "nossas" ovelhas possuirem astes, (cornos) como e normal so possuirem os carneiros. Sim de facto esta especie autocone talvez a maior productora de leite, possui "cornos", como podem ver neste postal, publicado pelo meu municipio, na decada de oitenta do seculo passado.


5 comentários:

Tozé Franco disse...

E viva o Queijo da Serra.
Um abraço.

Neoarqueo disse...

Pois eu pensava que todas as ovelhas tinham cornos...fruto de ver as da "nossa" região.

Victor de Souza Baptista disse...

Gosto imenso de queijo de Ovelha.

Parabéns pelo teu blog.

Pete disse...

Mais um pormenor que fico a conhecer sobre ovinos.

Um Abraço e bom ano.

Moura disse...

Na minha região temos o Queijo do Rabaçal, de mistura de leite de cabra e ovelha, ao qual parece estar impregnado o sabor aromático das ervas de Santa Maria.
Graças a Deus que existem essas ervas por alí...e que as cabras e ovelhas as comem! Como ainda não tenho fotografias do dito queijo...
http://www.idrha.min-agricultura.pt/produtos_tradicionais/queijos/rabacal.htm

Um abraço