Quase sempre ao falar da minha regiao, a pessoas estranhas a ela, e ao referir-me ao "nosso" Queijo da Serra, acontece referir-me tambem as ovelhas, que produzem em quantidade o leite, que sem ele o queijo nunca seria o conhecidissimo; "Serra".
Todos os que estao mais dentro deste tema, sabem que as ovelhas da nossa regiao sao em maior numero as "Bordaleiras", havendo tambem mas em numero menor, as "Churras" e as "Merinas Mondegueiras".
O que os estranhos a esta regiao desconhecem e ate se admiram muito, e o facto das "nossas" ovelhas possuirem astes, (cornos) como e normal so possuirem os carneiros. Sim de facto esta especie autocone talvez a maior productora de leite, possui "cornos", como podem ver neste postal, publicado pelo meu municipio, na decada de oitenta do seculo passado.
5 comentários:
E viva o Queijo da Serra.
Um abraço.
Pois eu pensava que todas as ovelhas tinham cornos...fruto de ver as da "nossa" região.
Gosto imenso de queijo de Ovelha.
Parabéns pelo teu blog.
Mais um pormenor que fico a conhecer sobre ovinos.
Um Abraço e bom ano.
Na minha região temos o Queijo do Rabaçal, de mistura de leite de cabra e ovelha, ao qual parece estar impregnado o sabor aromático das ervas de Santa Maria.
Graças a Deus que existem essas ervas por alí...e que as cabras e ovelhas as comem! Como ainda não tenho fotografias do dito queijo...
http://www.idrha.min-agricultura.pt/produtos_tradicionais/queijos/rabacal.htm
Um abraço
Enviar um comentário