Investigando e divulgando; a "heranca judaica", a arqueologia, historia, cultura e natureza, da "Terra d'ALGODRES"!
domingo, outubro 22, 2006
Casa da Familia Osorio e Castro - Algodres
Esta e uma das duas casas existentes em Algodres, que ostentam o brasao de armas da familia. Todavia esta e mais antiga, fica situada no Largo da Nogueira, a outra e a que anteriormente foi o edificio municipal e judicial do antigo concelho, a ela me referirei mais adiante.
E uma construcao tipica das casas da Beira, em granito e com um balcao e alpendre. Numa das esquinas da casa fica o brazao dos Osorios e Castro Cabral de Albuquerque, no entanto este, creio e muito mais recente que a casa.
Encontra-se recentemente recuperada e apresentavel, no entanto digam-me os meus amigos, se nao teria ficado muito melhor com as colunas em madeira como eu a conheci, do que com estas em granito polido, que qualquer leigo ve nao fazerem parte desta construcao, nem elas, nem a balaustrada tambem em granito polido.
Se ao menos tivessem feito essas contrucoes em granito aparelhado, com o tempo iria ficar semelhante, mas sao gostos e com eles, perde parte do valor uma casa tao antiga.
A familia Osorio era originaria de Castela, assentou o primeiro solar na vizinha e antiga vila de Figueiro da Granja, no seculo XIV. Espalhou-se por toda esta nossa Beira, deixando varios ramos. Teve tambem ligacoes com os Pedrosos, com solar em Vila Cha (d'Algodres) a que ja me referi anteriormente. Presentemente os proprietarios deste solar de Vila Cha, sao os descendentes destes Osorio e Castro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
14 comentários:
Tem toda a razão amigo Cardoso. A casa é muito bonita e com umas madeirinhas tinha ficado com um ar bem mais adequado.
Provavelmente daqui a alguns anos a pedra vai ficar mais escurecida e já não se evidenciam tanto estes novos elementos introduzidos.
Um abarço
Tenho mesmo de ir qualquer dia a Fornos de Algodres!
Estou curioso devido aos seus posts recheados de História!
Os "Osório & Castro" têm aí um belo património...
Linkei o seu blog.
De facto (e já estive a ver a foto minuciosamente em ponto grande), as colunas "traiem" a originalidade.
Pode ser que haja forma de lhes dar um tom mais adequado utilizando produtos modernos, mas eu de arquitectura percebo nada, hehe...
Importante mesmo, é a tua veia historiadora e os conhecimentos que partilhas com a rapaziada que vai passando por aqui.
Um abraço e boa semana.
O povo (judeu, cristão ou muçulmnano) foi construindo com o que podia era mais prático.
A dita "traça" só mais tarde veio a ser considerada.
Mais uma pequena maravilha que nos dás a conhecer, apesar do mau gosto das colunas!
Quero que saibas que li com toda a atenção o teu post sobre a familia Coimbra, mas não consegui comentar! Isto anda mesmo mau! Ou se calhar sou eu que sou trengo!!!
eheheh!! Saudações infernais!
Tem o meu amigo Al toda arazão, mas como diz o Alex, o tempo há-de dar uma patine mais apropriada aos novos elementos introduzidos. Pena é de facto o granito ser polido...
Boas
A casa è tipica das Beiras, mas parece-me ser do século XVIII ?
Os restauros em Portugal são infelizemente à base de cimento... ou de pvc... As obras não deixam lugar ao trabalho artisanal da madeira, das feragens etc...
Esse gosto pelo cimento traz a destruição de muito patrimonio mesmo por entidades publicas.
Um abraço à Todos de Paris
Cps
Vivam!
Este genero de arquitectura baseada em pilares era tipico em algumas casas da nossa Beira. Aqui em Trancoso existe uma casa muito parecida, hoje é um restaurante mas em tempos foi a casa do Padre Costa, grande contribuinte para o repovoamento da Beira Alta em tempos bastantes remotos. Também o antigo quartel General Beresford tem algumas semelhanças.
Abraço de Trancoso
Nuno - Blog Beira Medieval
Caso Cardoso
Tem toda a razão, mas esqueceu-se de um outro solar tão bonito ou mais (pelo menos até há uns 30 anos atrás) que fica na Muxagata, a Casa de Dona Albertina Osório de Castro Cabral e Albuquerque de Azevedo!!!
Abraço
Eduardo Lopes d'Oliveira
A casa da D. Branca ,na Muxagata, perto do chafariz. Nos comentários tenho visto muita confusão com a Muxagata de Foz Coa.
Tem toda a razão, existe muita confusão por parte de algumas pessoas, acerca da nossa Muxagata e da de Vila Nova de Foz Côa!
Alguém sabe se esta casa é judaica?
Enviar um comentário