quinta-feira, outubro 05, 2006

a "REPUBLICA" em FORNOS de ALGODRES


Como todos sabemos (ou deviamos) a republica foi implantada em Lisboa, com um golpe militar e politico patrocinado pela maconaria, no dia 5 de Outubro de 1910.
No resto do pais foi implantada pelo telegrafo (para os mais novos, era uma especie de email messenger, do principio do seculo XX).

Ora tambem no concelho de Fornos de Algodres assim foi implantada. Aquela data haveria quando muito, uns seis republicanos em todo o concelho. Dentro destes (talvez o mais "ilustrado") figurava: Eduardo Coimbra, era natural da minha aldeia de Vila Cha (d'Algodres).
Foi ele quem promoveu os primeiros comicios republicanos no concelho, e esteve na constituicao da primeira camara republicana, que por curiosidade foi presidida pelo ultimo presidente do regime monarquico.
Este Eduardo Coimbra nunca quiz ser o presidente, o que denota algum desprendimento, era politico por conviccao e nao por interesse, como infelizmente e a maioria dos politicos actuais.

Irei voltar a referir-me a ele e a sua familia, noutras futuras entradas, hoje e para assinalar esta efemeride, so quiz deixar esta pequena entrada, ilustrada com a casa que foi sua propriedade, que de acordo com a data na cartela sobre a porta, foi construida em 1861.

13 comentários:

Anónimo disse...

Fico aguardar pela história deste senhor que desconhecia a sua identidade. Dá-me uma grande alegria ver ainda houve figuras ilustres "mais ou menos" contemporaneas na nossa terra.

Abraço "de cá de Fornos".

Al Cardoso disse...

Caro Jose:

Estou a tentar documentar-me melhor, acerca deste nosso conterraneo e da familia que lhe seguiu. Entre eles o seu filho mais velho o Comandante Engenheiro; Eduardo Simoes Coimbra, a quem em meu entender o nosso municipio deve uma homenagem embora postuma (como quase sempre acontece) ate ja lembrei o nosso presidente de camara, que quando da colocacao de toponimia (ja ha muito devida) nas novas ruas de Fornos, se nao deveria esquecer este nosso falecido conterraneo.
Embora referindo-me a republica nesta data, como monarquico que me considero, quiz faze-lo diferentemente, mostrando uma casa construida em tempos da monarquia.

Um abraco para si e para todos os fornenses.

O Micróbio II disse...

Eu prefiro as outras repúblicas... as de Coimbra com todo o seu espírito académico!

José Manuel Dias disse...

A república foi implantada com o esforço de muitos ilustres desconhecidos...Grato pela divulgação.
Cumps

Tozé Franco disse...

Gostei deste episódio da nossa história.
Onde anda agora o espírito de serviço dos nossos políticos?
Eu sei! Anda pela rua da amargura.

Klatuu o embuçado disse...

É evidente que ser republicano não é, necessariamente, ser iníquo, mas a república, no meu entender, é.

Abraço.

RPM disse...

Amigo Cardoso, da 'serra'...

daqui dos Açores saiu o homem que foi o 1º Presidente da República.

Da Horta, ilha do Faial, Manuel da Arriaga estava em Lisboa, era maçónico e lá foi Presidente da República...por pouco tempo já que esse período foi de muitas intentonas e revoltas....

abraço republicano porque nasci na República...

RPM

Unknown disse...

Isso é que é transição, o utimo presidente da monarquia é o primeiro da republica.
Até o Fidel promoveu a revolução para se colar ao cargo, esse Eduardo Coimbra é Homem!

Um abraço

redonda disse...

Breve passagem só para referir que fiz um link para aqui e desejar uma boa semana.
Um beijinho

Moura disse...

Mais um belo apontamento cheio de oportunidade!
Eu à medida que o tempo avança penso cada vez mais na Bandeira Azul e Branca...e nas poupanças que ela nos traria! A República portuguesa é mais dispendiosa que a monarquia espanhola! Díficil de entender!
Abraço

Belzebu disse...

Obrigado por nos dares a conhecer mais um pouco de Fornos d´Algodres.

Aguardo esse post prometido sobre Eduardo Coimbra!

Enfim neste dia, que se pretendia de mudança, nada mudou a não ser o regime! A Républica tornou-se naquilo que se vê!!!

Saudações Monarquicas!!

redonda disse...

Obrigada por me "linkares" também :)
Um beijinho

Anónimo disse...

Óla
Bom texto sobre a Republica em Fornos de Algodres, permite-nos conhecer um pouco do que se passou em Fornos o que se passou nesse marco histórico importante.
Abraço
Nuno - Blog Beira Medieval