Nesta regiao onde o granito e rei, podemos apreciar varias formacoes rochosas como a da fotografia. Algumas o povo na sua sabedoria secular, deu-lhes nomes sugestivos: Pedra da Pita, Pedra do Tlin Tlin, Lage Escorregadia, Penedo do Porco, Penedo Furado, etc etc.
Como chamariam os meus amigos a esta formacao?
14 comentários:
Simplesmente penedos... apanhaste-me de surpresa!
Bom fim-de-semana!
BJS :)
Parece uma cereja a coroar um bolo.
Por aqui também há muitos penedos graniticos, especialmente no morro de Monsanto. Hei-de um dia destes postar algo sobre essas penedias, ao pé são assombrosos.
Lá me "roubaram" a ideia!...
Eu que queria ser original e dizer a cereja em cima do bolo...
Como já alguém sugeriu isto acabou-se-me a inspiração.
Para mim as paisagens da Beira-Alta enchem-me as medidas, pois revelam uma força da natureza espantosa. Talvez o facto de ter começado a minha vida profissinal em Mangualde e as férias que fiz em Penalva do Castelo quando era petiz, me tenham despertado para este tipo de paisagem. Também todos os anos acompanho alunos até à Serra da Estrela, onde pernoitamos junto à Senhora do Desterro, na casa das Mimosas e posso assegurar-vos que não há em mais lado nenhum um céu como aquele.
E todo este "parlapiê" por não ter nenhum nome para sugerir. Peço desculpa pelo epaço ocupado.
Um abraço
To Zé desculpe por ter sido mais rápido, eheheheh....
Cão deitado, espera o dono (pastor) o rabito no ar de alegria ... momentos de brincadeira.
Reparem bem na cabecita do cão com orelhas, e as patas dianteiras esticadas para a frente.
Não existe melhor artista que a natureza.
Abraços
Venho agradecer as amáveis palavras deixadas lá na minha terra. Vou aos poucos tentar meter a escrita em dia no meu blog e dos amigos.
Curioso que a minha aldeia também é conhecida como a terra da pedra e dos pedreiros, daí o nome de rodadepedra ao blog
Forte abraço
Bom, se eu mostrasse estas pedras ao JEFF ele haveria de descobrir aí coisas do arco da velha.
Um abraço
Agora não estou a ver assim nenhum nome sugestivo.
Um Abraço e bom resto de semana.
eu chamaria de, O Polvo......
um abraço de amizade e cá estou...não desapareci. Apenas uns trabalhos a mais que não deixam tempo.....
abraço
RPM
Abstraindo-me do formato de cada uma das rochas e olhando para esta bucólica paisagem chamar-lhe-ia o Paraíso da Rocha. Deve ser lindo passear por aqui.
Beijos
Vejo uma tribo de Lusitanos a viver nas cercanias e a visitar este penedo, local sagrado, onde cultivam ainda plantas medicinais, paranormais e com outros efeitos que tais. Durante a lua cheia junta-se toda a tribo e conta-se a lenda de Zuro, o gigante senhor daquelas terras que em tempos idos por ali passava montado em Trovo, o seu cavalo alado, de cor negra e olhos de relâmpago. Eis que um dia Trovo sentiu uma incontornável necessidade de interromper o vôo e ali mesmo depositou a carga que trazia nas entranhas. Os antepassados dos Lusitanos, saíram então dos esconderijos (pois temiam a fúria devastadora das duas criaturas) e esta pedra que agora vemos tornou-se local de culto; acreditava-se que o simples acto de pisar tal solo aumentava a virilidade e a capacidade de resistência às enfermidades dos homens.
... ou então vejo uma almôndega gigante... também pode ser, não?
«Crânio da Pedra»... :)
Paz e sabedoria!
Bem hajam todos pela colaboracao na possivel identificao destes penedos. Especialmente e sem ofensa para os demais, quero sublinhar a invencao da lenda do meu amigo: Lingua Morta.
Isso e que e imaginacao!!!
horrivel
Enviar um comentário