quinta-feira, setembro 07, 2006

Ainda a Casa de Algodres

Voltando a referir-me a casa de Algodres, em que se encontra a inscricao: D 1724, queria fazer mais algumas consideracoes.
O meu amigo Nuno Soares num comentario, referiu que o "D" talvez fosse identificativo de AD (Ano Dominum) referente a nossa comum era, eu discordo porque ali e bem claro so se ver o "D" e nao existe nenhuma duvida que possa ter existido algum A.
O que eu vejo sem grandes duvidas, e neste "D" o Mem ou o Samech do alfabeto hebraico.
Quero tambem lembrar aos meus amigos leitores, que o Samech e a 18a letra do referido alfabeto e que o numero 18 e um numero muito significativo para os judeus, (este numero e o equivalente da palavra Chai, que significa vida) e esta a razao pela qual, as doacoes para as obras assistenciais dos judeus, sao rotineiramente denominadas por 18.
Devo fazer notar a alguns menos atentos leitores, que ja noutras duas gravacoes existentes em casas do meu concelho Fornos de Algodres (arquivos de 4 de Marco) e Figueiro da Granja (6 e 8 de Julho), encontrei o numero 18, em casas que foram com muita probabilidade de "cristaos-novos".

4 comentários:

Tozé Franco disse...

Acho a discussão à volta das inscrições cada vez mais interessantes.
Um abraço e espero o próximo post.

redonda disse...

Arranjei um tempinho para contar duas histórias. Depois vou ver se junto do meu pai ele me conta mais histórias ou mais pormenores das que já contou. O meu pai é de uma terra em Trás-os-Montes chamada Argozelo que agora é vila. Fica ao lado de Vimioso, distrito de Bragança. Contou-nos que na igreja se mantêm os lugares fixos das famílias e o nosso ainda é referido como sendo dos cristãos novos. Contou-nos também que a sua avó, muito em segredo, tão em segredo que nem ela saberia já porquê, sabia umas rezas diferentes que rezava também em segredo. E é interessante ler no Google o que é referido sobre as características judaicas do traçado da povoação.
Voltarei depois para ler mais e para comentar se entretanto descobrir mais alguma coisa.
Um beijinho.

Tozé Franco disse...

Tomei a liberdade de colocar uma ligação no meu blogue para este.
Um abraço e continue...

Lord of Erewhon disse...

Também vou mais por aí.