terça-feira, dezembro 13, 2005

PORQUE SOMOS "LOBOS"

LOBOS
Quando crianca sempre pensei que a razao porque a gente da minha terra, era apodada por "Lobos" era pela razao de que estando situada num pequeno planalto rodeado por montes, nesses tempos cobertos de floresta e, ser frequente o ataque dessas feras aos rebanhos, que outrora pastavam no vale do ribeiro de "Vila Cha".
Hoje no entanto estou convencido que a razao era outra bem distinta. Viveram na minha terra pelo menos desde o seculo XVII uns fidalgos de apelido "Pedroso". Ora esta familia tem no seu brazao de armas sete lobos passantes: tres, tres e um.
Esta familia Pedroso no entanto entronca numa outra muito mais antiga e, que aqui vivia a familia: Soveral, que podera ter sido quem fundou a aldeia de Soveral que mais tarde se transformou em Sobral Pichorro.

2 comentários:

JL disse...

O amigo Cardoso andou sumido e agora, logo agora, três artigos de uma assentada. Nem nos deixou respirar. Isto foi para desviar atenções dos peixes de Juncais? ;-)

Al Cardoso disse...

Caro Lopes:
nao tenho tido muito tempo, mas sempre tenho lido os blogs dos amigos, as tres entradas nao foram para esquecer os peixinhos nao.
Caro Tavares:
prazer em conhecer o seu blog, bem haja pelo link, eu vou fazer o mesmo.