quinta-feira, dezembro 29, 2005

FONTE DE SANTO ANTONIO


Foi no ano de 1868 e, quando era presidente da camara de Fornos, o meu ilustre conterraneo: Antonio Pedroso de Sousa Magalhaes Castelo Branco, que em Vila Cha foi construida esta fonte, provavelmente foi baptizada de: "Santo Antonio" em homenagem ao promotor.
E constituida por um frontespicio composto por duas pilastras onde assenta um frontao curvo encimado por uma cruz latina ladeada por dois corucheus, no timpano para alem da cartela com a data da fundacao, tem um pequeno nicho que alberga uma pequenina mas antiga imagem do patrono, que outrora se encontrava num cruzeiro que data pelo menos do seculo XVIII e, se localizava entre ao solar do Terreiro.

(Esta foto tem para cima de dez anos, nessa altura havia obras no largo, que hoje esta muito mais aprazivel.)

4 comentários:

TSFM disse...

Mais um excelente "post" para perpetuar uma obra, e fundamentalmente para perpetuar a vontade de quem a mandou fazer, e porque não dizê-lo, para perpetuar quem a fez. De facto os políticos, os bons, são pessoas que devemos acarinhar e temos o dever cívico de as lembrar aos vindouros, para que o exemplo (bom) continue.

Terreiro disse...

Concordo tsfm, não se deve ter medo de apontar de discordar de dizer quando temos certezas de que alguém sem conhecimento, ou por apenas porque sim, se julgue no direito de "desfazer" algo que conta a nossa História.

Com estes post's deixa um certo gostinho de passar por lá.

Abraços

azurara disse...

Votos de um Ano Novo pleno de felicidade.

JL disse...

Falou em Terreiro e ele apareceu logo!

Caro amigo,

Um ano muito feliz para si e para os seus aí pelos States!