quarta-feira, dezembro 21, 2005

HANUKKAH OU CHANUKA

Quando os Sirios dominavam a terra de "Israel" (ha mais de 2000 anos) foi decretada uma lei, em que todos eram obrigados a adorar a estatua do lider "Antiochus", que tinha sido colocada no templo de Jerusalem.
Como de acordo com a lei hebraica, estava proibida a adoracao de estatuas e idolos, um pequeno mas aguerrido grupo de judeus chamados: "Macabeus" revoltou-se e conseguiu expulsar os opressores da cidade.
Comecou entao a limpeza e reconstrucao do templo, que tinha que ser novamente re-dedicado a D-us e acendido o "Menorah" (candelabro de sete bracos), que significa o contracto de D-us com os homens.

Ora so havia azeite para manter acesa a lampada por um dia e, eram necessarios 8 dias para preparar azeite novo, aconteceu que por um milagre o azeite acabou por durar para os necessarios oito dias, ate que o azeite novo ficasse disponivel.
Em homenagem a este facto historico, e que os judeus durante sete noites acendem uma vela nova cada por do sol, ate que ao oitavo o menorah fica completamente aceso.
O primeiro dia do Hanukkah que em Portugal se escreve Chanuka ou festa das luzes, celebra-se ao por do sol do dia 26 de Dezembro, que corresponde ao dia 25 do mes de Kisley do calendario Hebraico que este ano celebra o ano de 5766.
Sera coincidencia ou nao, a celebracao da festa das luzes por volta do solsticio de Inverno e, quando mais tarde os catolicos comecaram a celebrar o Natal do judeu Jesus, a quem chamaram a "Luz do mundo"

E tambem tradicao por parte dos judeus, por esta epoca a confeccao e consumo de alimentos e doces confecionados e fritos em azeite.
Embora sem certezas absolutas, creio que as tradicionais "filhos" fritas em azeite, tao conhecidas na nossa Beira e em Tras-os-Montes, tao populares nesta epoca coincidente com Natal, Sao nada mais que uma tradicao que foi passada para a populacao geral, pelos judeus que habitaram em grande numero nestas regioes antes do seculo XVI, e que depois do edito de expulsao, foram sendo assimilados pela populacao regional.

A todos os possiveis judeus leitores desta entrada: UM FELIZ CHANUKA.

Para todos ou outros umas BOAS FESTAS.

8 comentários:

JL disse...

Artigo interessante, este. Desconhecia esta coincidência judaica.

Então para si aqui ficam também os meus votos de um Feliz Nascimento, Chanuka ou solstício de Inverno, com muitas fritas de massa, pão, ou abóbora ou sonhos. E que estes últimos na sua condição de vontades se concretizem em 2006.

Anónimo disse...

Um pequeno reparo o primeiro dia de chanuka é sim dia 25 de Kislev que corresponde ao dia 26 de Dezembro, mas como os dias hebraicos começam com o pôr do sol do dia anterior, a primeira vela deverá ser acesa no dia 25 de Dezembro ao pôr do sol.Feliz Chanuka.Adi

Al Cardoso disse...

Bem haja pelo reparo,
anonimo

Unknown disse...

Gostei de ler e já apreendi mais alguma coisa.

Festas Felizes

Anónimo disse...

Boas festas e um desejo de um novo ano, cheio de saúde e vontade de ir escrevendo.

Um abraço,

Rui Carmo

Neoarqueo disse...

Boas festas para si e família

Afrodite disse...

FELIZ NATAL !

§(~_~)§ beijo da Afrodite

Unknown disse...

Feliz Natal tudo de bom para 2006

Abraços