quinta-feira, dezembro 29, 2005

De quando em vez PARA VARIAR.

E nos meses de Dezembro e Janeiro que eu e a minha sanguinia familia celebra os seus natais, por isso e porque neste ano que termina, nao houve muitas saudaveis razoes para celebrar, e, porque cada vez mais se aproxima o ocaso da vida dos que me deram o ser, que mais me recordam os meus tempos de meninice e os factos com eles relacionados.
Teria eu no maximo uma dezena de anos quando a minha mae me ensinou este satirico "poema" que hoje me lembrei de compartir con os meus leitores.
Contem algumas palavras ja em desuso mas que sao genuinas da nossa Beira. Ao mesmo tempo, e uma singela homenagem a minha querida terra natal, que o socratico (des) governo quer despromover de freguesia.

ERA E NAO ERA.

Era e nao era,
andava na serra.
Com uns bois de bugalha,
e um arado de palha.
Chegou-lhe a noticia,
que o pai era morto,
e a mae por nascer.
Pos os bois as costas,
e deixou o arado a comer.
Seguido a diante
ao passar um valado,
se nao fora o cao
mordia-lhe o cajado.
Um pouco mais a frente,
encontrou uma ovelha
a derrissar numa avelha.
Como tinha muito mel,
e,nao sabendo onde o levar,
de um piolho fez um odre
para ai o transportar.
Sem saber onde o carregar,
de uma pulga fez uma burra,
para tanta carga levar.
Estando quase a chegar,
tinha um sino de cortica
com um badalo de la,
que dava cada badalada
que se ouvia em VILA CHA. ("d'Algodres)


CONTINUACAO DE BOAS FESTAS E UM 2006 REPLETO DOS MELHORES BENS

1 comentário:

Luís Novo disse...

Caro Al Cardoso, isto é absolutamente fantástico. Adorei! Estou a fazer um trabalho sobre o concelho e, se me permitir, irei utilizar, no que a Vila Chã diz respeito. Com a respectiva indicação de fonte, é claro. Aproveito para, uma vez mais, lhe dar os parabéns pelo magnífico trabalho, que merece ainda maior enaltecimento por ser feito tão longe destas terras. É caso para dizer que a paixão não conhece distâncias. Não imagina as horas que passo no seu blog e no do seu, presumo, amigo Nuno Soares. Quando estiver por cá e se, obviamente, achar por bem, , mande-me um mail para luisnovo72@gmail.com porque eu teria muito gosto em conhecê-lo pessoalmente. Melhores cumprimentos.