terça-feira, outubro 23, 2007

Algodres; outra gravacao cruciforme!


Situada tambem nas imediacoes da Rua Direita de Algodres, aqui vos apresento a fotografia de outro umbral da porta de uma casa, em que se pode ver muito bem gravada, uma pequena cruz.
Tambem esta gravacao tem forma de cruz latina, e encontra-se no umbral direito, coisa que parece ser a regra nesta antiga vila.

5 comentários:

Tozé Franco disse...

Muitas vezes passamos pelas coisas e não as vemos. O meu amigo, com o seu olhar, possiblita que todos nós vejamos quilo que, provavelmente, nos escaparia.
Um abraço.

Joaquim Baptista disse...

Caro Al até a minha casa na ombreira da porta tem uma cruz gravada. Estava tão sumida que só com condições especiais de luz ela é perceptivel. Em Idanha-a-Velha há uma data delas em ombreiras e não só.

Abraço
Joaquim

ANTONIO DELGADO disse...

uma mais em toda esta zona muita rica em sinais gravados na pedra. Em Figueira de Castelo Rodrigo (aldeia histórica) deparei-me com gravações bem curiosas e do mesmo teor.

António

a d´almeida nunes disse...

16h45 tmg
boa tarde AL. Espero que esteja bem.
Nunca reparei nestes pormenores, nomeadamente a cruz e o seu significado, aqui na zona de Leiria. É que aqui houve uma zona muito falada da Judiaria. Por sinal, segundo rezam as crónicas, uma das muitas igrejas de Leiria, a da Misericórdia, foi construída sobre as ruínas duma Sinagoga.
Vou ver se descubro alguma coisa.
Um abraço
António Nunes

eddy disse...

Caro Al,

É mais uma para o seu tão extenso inventário!

Um abraço raiano