segunda-feira, outubro 29, 2007

"Iesu Hominum Salvatore", Rua Direita - Algodres!


Junto da casa, sobre a qual coloquei a entrada do dia 12 de Outubro, encontra-se creio que reposicionada, sobre a entrada de um patio, ou uma garagem, esta pedra em que se ve claramente a gravacao que apresento: E um monograma muito em voga a partir do seculo XVI, que significa: Jesus Salvador dos Homens!

Este emblema, em que por vezes o H e carregado com uma cruz, como e o caso presente, ainda hoje e usado pela igreja catolica. Foi no entanto adoptado pela Companhia de Jesus, ("Jesuitas") fundada por Inacio de Loyola. Esta "Companhia" dedica-se a defender a fe Catolica Romana, desde a sua fundacao, em tempo da Reforma Protestante desencadeada no centro da Europa!

Ora em Portugal, pouco ou quase nenhum efeito teve o protestantismo, pelo que a obra jesuitica, foi mais direcionada para a envangelizacao os novos territorios da America, Asia e Africa, onde os portugueses se estabeleceram e para a cristianizacao dos recem "convertidos" judeus, ou "cristaos-novos", como passaram a designar-se.

De notar tambem que mais tarde, muitos padres jesuitas portugueses, foram originarios de familias de "cristaos-novos", sendo um dos mais conhecidos o padre Antonio Vieira, dai nao admirar a sua defeza dos judeus, tendo sido por esse motivo perseguido pela "Inquisicao".

A Companhia de Jesus desempenhou em Portugal, tambem um enorme trabalho educacional das populacoes, em tempos em que nao existiam escolas, fundando varios colegios por todo o pais e ate uma universidade em Evora. Um desses colegios existente na nossa regiao da Beira, (infelizmente arruinado) ficou famoso por nele ter estudado o escritor Aquilino Ribeiro; e o Colegio da Lapa, no concelho de Sernancelhe.

Nao tenho a certeza que esta gravacao, que tambem ja foi divulgada pelo meu amigo Nuno Soares aqui: http://algodres.blogs.sapo.pt/arquivo/875699.html, tenha sido mandava fazer por um judeu convertido, mas e muito provavel que sim!
Ps: Como se pode depreender pela fotografia publicada no link acima, podemos ver que a gravacao e a mesma, mas presentemente nao se encontra como estava originalmente. A minha fotografia data de Julho passado, mas eu gostaria muito mais de a ter tirado na posicao original!

5 comentários:

Tozé Franco disse...

Ora aqui está mais uma descoberta interessante.
Um abraço.

Titá disse...

Interessantissimo.

Titá disse...

Interessantissimo.

eddy disse...

Um documento histórico importantíssimo!


Um abraço raiano

antonio ganhão disse...

Tenho a ideia de já ter deparado com este tipo de inscrição embora ignorasse o seu significdo e sentido histórico.

Obrigado pelo seu comentário bo meu blog. Volte sempre.