segunda-feira, abril 02, 2007

Passover, Pesach, Pascoa!

Cabrito assado no forno; foto subtraida do "site" do Restaurante Unidos, situado quase em frente a Camara Municipal, na vila de Fornos de Algodres http://www.restauranteunidos.com.



Depois dos cristaos terem celebrado o "Domingo de Ramos", inicio da semana santa, que culminara com o Domingo de Pascoa, em que se celebra a ressureicao de Jesus.
Inicia-se hoje ao por do Sol, a vespera do primeiro dia do "Pesach"; a pascoa judaica. (os judeus iniciam as suas celebracoes a partir do por do Sol)
O povo judaico celebra a libertacao da escravatura do Egipto, "Pesach" que significa passagem; tem relacao com a ultima praga: "morte dos primogenitos". Tendo os judeus matado o cordeiro e com o seu sangue pintado os linteis das portas de suas casas, de acordo com as ordens de Moises, o anjo extreminador "passou" sobre estas casas e poupou os primogenitos dos judeus.
E tradicao nesta ceia da passagem, ou "Sedder", o consumo de cordeiro ou cabrito assado, de pao azimo e de ervas amargas.
Quem sabe nao tera raizes nestas tradicoes judaicas, a razao pelo que na nossa regiao, tambem e prato tradicional nesta epoca do ano, o cabrito e borrego assados no forno e bem assim os grelos de nabo e o esperregado!

Aos meus amigos quero deixar um convite; passem por Fornos de Algodres e provem o "cabrito ou borrego, assados ao modo de Fornos", iram gostar certamente! E ja agora porque nao tambem uma fatia de "folar"; bolo de ovos ou de azeite, com um bom naco de "Queijo da Serra"!

Para todos um feliz "Passover" e uma "Pascoa" com saude e alegria!

8 comentários:

Aladdin Sane disse...

Que belo cabrito. Que venha uma dose também para mim, com as belas batatas assadas. E vinho, e vinho! (Quem gostar de esparregado pode ficar com o meu).

Boa Páscoa, Albino!
E de preferência sem frio.

a d´almeida nunes disse...

Caro AL

É só para lhe agradecer mais este belo post, para lhe desejar tudo de bom para si e família, para lhe enviar um raminho de alecrim (ver http://seareiro.blogspot.com) e dizer-lhe que, neste preciso momento, vou aos CTT meter uma embalagem no correio com uma encomenda para si.
Amanhã devo ir a Viseu, outra vez...
Um grande abraço
António

aminhapele disse...

Caro Al:
Que bela "visão"!
Vou tentar que o meu cabrito saia com tão bom aspecto,embora há anos tenha deizado de usar o forno de padeiro.
Mas vou esmerar-me.
Boa Páscoa.

Tozé Franco disse...

Obrigado e retribuo com votos de uma Santa Páscoa.
O cabrito está com um aspecto delicioso.
Um abraço.

Anónimo disse...

Votos de uma boa Páscoa com muita saúde e alegria.

zé lérias (?) disse...

Continuação de um bom e doce Domingo de Páscoa para ti e para os teus, meu amigo!
Um abraço

JL disse...

Bom, já aí repastei algumas vezes. Um abraço

eddy disse...

Caro Al,

Antes de mais, as minhas desculpas pelo atraso, mas como nestas coisas o que interessa é o significado, espero que tenha passado umas boas festividades pascais! Relativamente a estes manjares, quer da milenar tradição judaica, quer da tradição cristã, parece-me interessante esses cruzamentos e analogias entre os diversos alimentos a consumir.

um abraço raiano