terça-feira, novembro 29, 2005

LOPES

Este apelido suponho que tera origem em "lobo" ou "lopo", e ja usado no territorio que mais tarde originou o nosso pais muito antes da fundacao. Embora sendo usado por gente "nobre", tambem foi e, e muito generalizado entre o nosso "povo". Usa-se tambem na nossa nacao a versao castelhana: Lopez (disse castelhana porque na realidade o "espanhol" ( idioma) nao existe e, foi uma invencao recente de "nuestros hermanos" salvo seja).

Tambem a gente de origem Hebraica usou bastante este apelido, tendo-o passado por necessidade obrigacional aos "cristaos novos". nao significando isto que pelo facto de usarmos este apelido, tenhamos sangue judaico, mas podemos te-lo.

Eu tambem tive a dita de herda-lo pela linha materna e, embora hoje pouco o use, pois por simpleza no pais onde presentemente resido, so e usual um nome proprio e o ultimo apelido, neste caso e o Cardoso que herdei por via primogenita paterna desde pelo menos do meu trisavo.

Gosto no entanto da combinacao: Lopes Cardoso, embora em epocas revolucionarias passadas, chegaram a querer relacionar-me com um outro de ma memoria, coisa que eu sempre regeitei, principalmente pela sua triste carreira politica.

Em geito de homenagem a todos os Lopes, vou finalizar com uma quadra que aprendi de minha mae, nos meus tenros anos. (Desculpem-me os puristas da lingua, pela utilizacao de palavras mais vernaculas) usualmente(embora diga isto sem desculpar-me) nao e o tipo de linguagem normalmente por mim usado, mas sao as excepcoes que...........................

Aqui vai:

Eu sou Lopes, cago biropes.
Em tempo de nabos, cago nagalhos.
Em tempo de grelos, cago novelos.
Eu a caga-los, "eles" a come-los.

Este "eles" tambem pode ser "vos" isto sem ofensa.

6 comentários:

JL disse...

Eu também sou Lopes e gostei deste artigo. Fiquei a saber um pouco mais do meu apelido. Às tantas tenho ascendência judaica e não sabia :-). Também se pode dar a feliz coincidência de ainda termos laços parentescos :-). Mas não creio.Apesar de ter ainda alguma familia em Fornos de Algodres, primos afastados, são por parte de minha mãe e o meu apelido que é Lopes herdei-o, naturalmente, de meu pai.

Al Cardoso disse...

Caro Joao Lopes:
Como deve saber no seculo XV os judeus eram segundo os entendidos um quarto da populacao portuguesa, aquando do edito de expulsao so uma pequena parte destes consegui fugir pois o rei D. Manuel I fechou-lhe os portos e, como pela Espanha nao pudiam fugir, o unico remedio era converter-se ou finjir que se convertiam. Pelo que ha hoje quem afirme que cerca de dois tercos da populacao portuguesa tem sangue judaico, quem sabe se nos nao teremos tambem, embora so os apelidos como afirmei na entrada nada provem.
Ja agora e se nao e ser indiscreto, os seus familiares sao da vila ou alguma das aldeias de Fornos de Algodres?
Um abraco.

JL disse...

Os meus familiares viviam na Vila. Hoje não sei...

Anónimo disse...

Parabens pela referência ao Judaísmo em Portugal.

Tambem me sinto Judeu, apesar dos "meus" serem catolicos apostolicos romanos.

Coisas da vida e os seus refugios.

Al Cardoso disse...

Bem haja anonimo, venha por aqui sempre espero nao desiludi-lo.
Embora os meus conhecimentos nao sejam muitos, espero isso sim, ter colaboracoes para puder expandi-los.

Unknown disse...

Ola.Sabe a origem dos Lopes de Braga?É que também sou Lopes mas daquela zona.Se me puder ajudar,agradeço.