terça-feira, dezembro 04, 2007

"Hanucah" e os fritos desta epoca!!!

Um prato de 'filhozes" das beiras, feitas em terras americanas!

Fazendo uma pausa, nas referencias que tenho feito ao patrimonio de Algodres e, metendo-me um pouco na area do meu amigo do: http://historiasesabores.blogspot.com/ vou-me referir um pouco ao "Festival das Luzes" o Hanucah judaico que celebra durante 8 dias a partir do dia 5 de Dezembro.

Durante cada um destes dias e durante uma celebracao normalmente familiar, acende-se uma luz no candelabro por dia, ate que ao fim das celebracoes fique totalmente aceso. Isto e feito respeitando a tradicao de que aquando da revolta dos "Macabeus", quando o judeus conseguiram reconquistar Jerusalem e, havendo azeite para a lampada do templo unicamente para um so dia, D*us tera feito o milagre de que este chega-se para oito dias, o tempo necessario para fazer azeite novo!

E tambem em memoria deste milagre, que os judeus durante esta altura tem a tradicao de comer doces e fritos em azeite, dos quais derivam as nossas "filhozes,' (ou filhos com acento no o) as "rabanadas", (na minha terra chamadas "fritas") os "sonhos" e as "bolas de Berlim"!

Mas tarde os cristaos, quando comecaram a celebrar o Natal de Jesus em Dezembro, e porque por essa altura tambem se celebra esta festa judaica, comecaram tambem a utilizar os doces fritos, em os quais as nossas ricas "filhozes", como parte da tradicao natalicia!

6 comentários:

Inácio disse...

Seria interessante determinar quando foi a introdução das filhós (e similares) em Portugal, e qual foi a sua origem.

Tenho para mim que a tradição, nos vários povos, deriva mais da época do ano, do que de acontecimentos históricos.

Mesmo quanto à história judaica de Hanucá há diversas especulações e a sua origem histórica pdoerá ter sido diferente.

Parabéns pelo seu tão informativo blogue.

Inácio

eddy disse...

Caro Al,

Surpreendente apontamento sobre os doces fritos de natal dentro da tradição judaico-cristã.

Um abraço raiano e já agora feliz Hanucah.

Tozé Franco disse...

As próximas que comer até já me vão saber de maneira diferente. Obrigado pela publicidade.
Um abraço.

JL disse...

Amigo Albino,

Tenho andado um pouco afastado destas lides mas não quis deixar de passar por aqui hoje, com o único propósito de lhe desejar um dia de aniversário muito feliz.

Parabéns!!!

Anónimo disse...

Agora é mais difícil comentar, na medida em que está configurado para aceitar somente os comentários do blogger e blogspot.
Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/

Unknown disse...

Fiquei com água na boca.
Um abraço