quarta-feira, março 14, 2007

DIVULGACAO, Romaria-Feira da Senhora dos Milagres, 25 de Marco

O santuario da "Senhora dos Milagres" da Muxagata, visto da parte posterior.

Ja que o site municipal ficou parado no tempo desde Janeiro ultimo, vou re-iniciar neste blog algo que tinha decidido fazer num outro: http://algodres.blogspot.com, que e a divulgacao das por mim conhecidas actividades culturais e festas do meu municipio.

Neste mes de Marco realiza-se no dia 25, uma antiga romaria e pequena feira na freguesia da Muxagata, em honra da "Senhora dos Milagres". Foi outrora uma das mais importantes romarias da regiao, tao importante, que justificou aquando da construcao da linha de caminho de ferro da Beira Alta, um apeadeiro onde paravam os comboios neste dia e na romaria de verao; dia 8 de de Setembro.

Ja ha muitos anos que nao me calha la ir, devido a incompatibilidades de ferias e, a ultima vez que la fui, nao era ja nem sombra das romarias que conheci nos meus verdes anos, das quais me recordo com saudade, principalmente das "romarias de ovelhas" em volta da capela e, dos saborosos "farneis" comidos a sombra dos pinheirais!

Neste ano o dia 25 de Marco, calha num domingo, pelo que nao existe nenhuma justificacao, para se deixarem ficar em casa na preguica, facam uma merenda e mesmo que nao tenham grande fe, vao ate a Senhora dos Milagres e junto com a natureza vivam momentos de quietude e apreciem o ar limpido e a grandeza granitica dos montes da nossa Beira, so e pena estarem tao despidos de arvores devido aos continuos incendios.

Uma das tradicoes desta romaria eram enfeitarem as viaturas com as "urgeiras" (urzes) floridas, quando se vinha da romaria, pois e um dos arbustos endemicos que florescem desta regiao; e que lindas sao as "urgeiras"!

8 comentários:

RPM disse...

Amigo....

Saudações amigas...

abraço de amizade!

RPM

Tozé Franco disse...

Obrigado pela informação.
Um abraço.

JL disse...

Por cá, temos a Feira Anual em Chãs de Tavares. Vai ser uma escolha difícil para quem vem de fora de cada um dos concelhos :-)
Um abraço.

JL disse...

Ah, aproveito para lhe dizer que o Ferrinho quer comunicar consigo. Envie-me um e-mail para lhe dar o dele.

O Micróbio II disse...

Aqui sim... aqui está mais desenvolvida a informação... obrigado!

a d´almeida nunes disse...

É isso, AL. Os sites da maior parte das autarquias, ou não existem de facto ou se existem parece que estão abandonados. Quem anda à procura de informação fica naquela incerteza: o que aqui está é fiável? Então é só isto?
Não se desse o caso de haver sempre um carola que lá vai dando sinais de vida, e tanta informação interessante que passava desapercebida! Quantas vezes são as pessoas que têm mais dificuldade na obtenção desses dados as que as disponibilizam com mais diligência!?
No meu caso, se não fosse eu, que raramente vou à minha terra natal, só informação oficial, tipo editais, avisos e pouco mais é que circularia na Net.
É assim que vai este nosso mundozito!
António

Moura disse...

Fosse aqui ao virar da esquina...e já lá estava! Mas deste ano não passará uma visita a sério à região.
O amigo Cardoso saberá com antecedência para que me possa dar umas dicas gastronómicas e culturais.
Um abraço

O Micróbio II disse...

4 anitos... lá pelo Micróbio! :-)