domingo, outubro 09, 2005

SOBRAL PICHORRO & ARCOS ROMANO-GOTICOS II

Creio que teram sido pertenca de judeus as casas situadas na rua principal de Sobral Pichorro, cuja entrada para o patio comum e franqueada por um arco gotico medieval, que por si so denota antiguidade. Na frontaria do referido arco foi colocado um escudo em que se encontra esculpida em relevo uma cruz latina.

Estas casas e arco suponho datarem da baixa idade media, (talvez do seculo XIII ou XIV) pela sua rusticidade creio que nao tenham sido de nenhuma familia nobre, alem disso nao conheco nenhuma familia cuja pedra de armas seja semelhante a este escudo com uma cruz. Alem disso comtemporanea a construcao destas casas, nao era ainda usual entre a nobreza as pedras de armas, pois esse habito so passou a ser comum a partir do seculo XVI.

Casas com este tipo de entrada tem todo o tipo de casas de artezao ou de comerciante e dao aspecto de que teriam sido de pessoa com alguma riqueza. Embora sem o afirmar nao creio que este brasao seja comtemporaneo da construcao do arco e devera ter ai sido colocado mais tarde, suponho que pelos fins do seculo XVI. Foi por essas alturas que os cristaos-novos (antigos judeus) comecaram a ser perseguidos. Assim e sendo os proprietarios dessas casas pessoas importantes e ricas, poderam ufanar-se da sua nova fe com esta pedra de armas, que por si so nao deixaria a menor duvida nem ao mais exigente inquisidor.

Sabe-se tambem que entre outras esta foi uma das maneiras usadas pelos antigos judeus para iludir os padres e seus informadores, depois de terem sido obrigados pelas circunstancias a professar uma fe que nao era a deles, embora muitos somente o fizeram exteriormente.

Uma outra razao que tera originado a construcao deste arco de entrada, tera sido o facto de que antes do edito de expulsao, os judeus embora nao perseguidos e muitas vezes ate protejidos pelos nossos reis, tinham o dever de encerrar as judiarias desde o por ao nascer do sol. Ora sendo esta povoacao pequena nao haveria aqui nenhuma judiaria ou comuna, mas unicamente algumas poucas familias que professavam a fe de Moises. Residiriam entao nestas casas e este arco de entrada era a forma de se isularem do resto da populacao, sendo a porta nele colocada encerrada ao por do sol para cumprir as leis vigentes.

Devido a todas estas evidencias eu concluo que estas construcoes sao anteriores ao seculo XV e teram sido habitadas por judeus.

Sem comentários: