domingo, agosto 28, 2005

ALDEIA DAS CORTES 2


Continuando a falar das Cortes e da gente que fundou esta aldeia, nao poderia esquecer tambem as sepulturas antropomorficas que se encontram na proximidade, identificadas pelo trabalho de :( A.C.VALERA, Sepulturas Escavadas na Rocha de Fornos de Algodres) como sepulturas dos Cabecos-Vila Cha. Estas sepulturas sao conhecidas pela gente da minha terra e os meus familiares sempre me falaram delas, no entanto foi depois da publicacao deste trabalho que tive a curiosidade de as visitar, na altura da referida publicacao so se conheciam duas hoje conhece-se uma outra. De acordo com os arqueologistas estas sepulturas dos Cabecos junto a Aldeia das Cortes seram dos meados do seculo IX.

A ser assim e a estas sepulturas seram de cristaos, como afirmam os estudiosos (o que eu duvido) teriam sido de gentes da minha terra natal;"Vila Cha de Algodres" pois e a povoacao, com paroquia mais perto, pois como afirmei na outra entrada na Aldeia das Cortes (fundada entre os anos de 1527 e 1657) nunca existiu nenhuma capela ou outro lugar de culto cristao.

Entao estas sepulturas ou nao sao de cristaos, se sao de cristaos seram de fregueses de "Villa Cham de Algodres" e a Paroquia de "Na. Sa. das Bovas Novoas" data da idade media o que eu duvido mas muito gostaria que fosse verdade, ou entao estas sepulturas estaram relacionadas com a Aldeia das Cortes, sao muito mais recentes e entao ha um enorme erro na datacao das mesmas.

5 comentários:

David Caetano disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
David Caetano disse...

A datação para este tipo de sepulturas é geralmente conjectural pois raramente são encontradas com "recheio" que permita a sua datação correcta. No entanto, será que não existiria mesmo por ali uma ermida ou um santuário cuja memória se perdeu no tempo?

Al Cardoso disse...

Podia ter existido. Mas o que eu afirmo e isso porque conheco bem a area, e que nao existe para alem de puras expeculacoes, de conhecimento, oral, documental ou arqueologico, e portanto nada me prova que essas sepulturas eram cristas.

David Caetano disse...

Tive recentemente acesso a um estudo comparativo que refere um elevado número de sepulturas escavadas na rocha no Concelho de Gouveia, várias delas isoladas. Se quiser posso remeter-lhe uma cópia para tirar mais algumas ideias sobre o tema.

Al Cardoso disse...

Bem haja , ficar-lhe-ia grato, pode enviar para alcard8@hotmail.com