domingo, julho 06, 2014

S. Clemente, um santo Papa, filho de judeus!

Desculpem-me se escrever algo que não estará dentro dos "cânones", mas e interessante numa aldeia, onde a maioria das casas antigas, tem vestígios que nos podem levar a "judeus" e "cristãos-novos", se encontrar uma capela dedicada a S. Clemente!
S. Clemente foi o IV Papa, foi eleito no ano 88 e governou a igreja ate ao ano 97. Nasceu em Roma filho de pais judeus, mas converteu-se e foi baptizado pelo apostolo S. Pedro.
Interessante e talvez quem sabe a razão, terem-no escolhido para padroeiro, da gente do Furtado; um povo que se terá convertido também vindo do judaísmo!
Interessante também, a capela; se lhe retirar-mos o pequeno campanário, que como se pode ver e um apêndice posterior, ninguém diria que era um templo cristão!
Ate o portal, a exemplo das varias casas em ruína, tem a pedra chanfrada em ângulo de 45 graus.
O tímpano, o campanário e pequena cruz em cimento, são relativamente recentes, pelo que esta capela teria diferente construção, e ate quem sabe, terá sido transformada em capela, de uma casa de oração judaica! O alpendre que era com armação em madeira como eu ainda conheci, também foi refeito em cimento a muito menos tempo.
No interior, servindo de suporte a uma imagem de um santo, existe uma "ara romana" com uma inscrição, que data do século III.

6 comentários:

Ricardo Guerra disse...

Oi Al Tudo bem?

Seria interessante vermos uma imagem dessa ara romana. Apareceu uma no antigo povoado de Carapito numa capela em ruínas.

um abraço,

rg

João Coelho disse...

Bom dia sr. Al Cardoso.
Descobri o seu blog a meio da minha recente busca pelos meus antepassados. Parabéns pelo excelente trabalho.
Não sei se tem informação sobre as famílias que viveram em Algodres e Furtado que me possa facultar, é que apenas tenho informação que a minha bisavó era do Furtado (curiosamente também de apelido Cardoso). Não sei se está interessado em dar-me uma pequena ajuda e luzes?

Obrigado de qualquer forma,
Cumprimentos

Al Cardoso disse...

Caro Senhor:

Bem haja pelos cumprimentos.
Sabe eu tenho muito poucos conhecimentos genealogicos e embora o meu bisavo fosse de Algodres, eu conheco pouca gente la e ainda menos no Furtado ou Rancozinho.
Eu dedico-me mais a area arquitectonica e outros vestigios como os cruciformes.
Para voce aprofundar a sua genealogia, aconselho uma visita ao Arquivo Distrital da Guarda, tem la copias dos registos de baptismo, casamento e obitos, de todas as freguesias com inicios dos fins do seculo XVI.

Um abraco e venha por ca sempre.

João Coelho disse...

Obrigado pela resposta.
Se não se importar diz-me o nome do seu bisavô?
Vou tentar arranjar o máximo de nomes e tentar ligá-los de alguma forma.

Obrigado mais uma vez
abraço

Al Cardoso disse...

Claro que nao tenho nenhum problema em dar-lhe o nome do meu bisavo, o seu nome era Manuel de Almeida Pratas, casou com uma senhora de Figueiro da Granja, chamada Maria Amelia de Almeida.

Um abraco.

coisasjudaicas@gmail.com disse...

Olá tudo bem?

Então vc já conhece o Blog Coisas Judaicas?

Dê uma passadinha agora e se gostar coloque nosso link no teu Blog. Temos mais de 50 mil acessos por mês, isso ajudará teu blog também.

www.coisasjudaicas.com