quinta-feira, junho 19, 2014

Os 500 anos, do foral manuelino da Vila da Matanca!

Felizmente a Senhora presidente da junta da freguesia da Matança, achou e muito bem digo eu, que 500 anos não são 500 dias e que o foral manuelino, concedido a este concelho da Matança, devia ser comemorado!
Por vezes nem são necessários muitos gastos, para dar dignidade a uma data tão redonda, pelo que desde já os meus sinceros parabéns; a Vila da Matança, e a sua junta da freguesia.


1 comentário:

aluap disse...

De tanto se referir aos forais manuelinos, para escrever este comentário fui ler um pouco sobre o reinado de D. Manuel I e pelo que entendi (pois não sou historiadora) parece-me que teve este rei a "sorte" dos tempos serem bem diferentes dos actuais e governou Portugal em franca expansão marítima, em tempos de riqueza e opulência e não se limitou a esbanjar a riqueza. Organizou, planeou, legislou. Reformulou. Renovou. Permitiu e potenciou o crescimento.
Será que entendi bem?
Mas hoje os tempos não estão para festejos, embora ache bem comemorar sempre datas rendondas, ainda mais tratando-se de 500 anos, pelo que felicito a Junta da Matança pela iniciativa.
Só fico a pensar que gasta-se tanto dinheirinho em "bombinhas" quando é tão necessário para limpezas e preservação de património que desprezado está. Claro que não falo da freguesia da Matança, que mal conheço...
Mas quem gosta de festas gosta sempre e gostos não se discutem.
Abr./Paula