quarta-feira, maio 07, 2014

O granito marcado; Vila Cha, Fornos de Algodres!


Junto a esta linda casa granítica de "balcão", viram os meus olhos a luz do dia, e nessa escada muita vez brinquei. Embora uma casa modesta e com pouco pé de alto, que tinha as suas vantagens, nas geladas noites invernis da minha Beira mais alta. Conserva ate aos dias de hoje as marcas cristas, de uma gente que com vontade, ou sem ela, não teve outro remédio que tornar-se crista fervente!
Dir-me-ao os arqueólogos de formação clássica, que estas marcas cruciformes e outras, não tem nada a ver com judeus convertidos.
Mas porque será que numa pequena aldeia já existente no século XIV, e em que a sua pequena mas antiga igreja, que provavelmente datara dessa época, e o seu monumento mais antigo, só persistem essas marcas cruciformes em duas das suas casas.
Será que os habitantes destas duas casas, eram os únicos cristãos fervorosos, nesta aldeia? Ou eram os únicos que tinham medo, de que dissessem que não eram cristãos, e os pudessem denunciar, como não o sendo?
Embora não tenha provavelmente nenhuma importância, os ainda actuais proprietarios desta casa são "Carvalho", e os da outra, eram "Cruz"!

1 comentário:

aluap disse...

Para ser franca o que dizem os arqueólogos de formação clássica já me mete fastio!
Eu continuo na minha, qualquer arqueólogo pode ser desmentido por outro colega. Tem sido assim ao longo dos tempos e acho que nunca deixará de assim ser.

Votos de bom fim-de-semana.