sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Os 500 anos dos Forais Manuelinos!

Fotografia antiga, do Pelourinho da Vila de Algodres
A exemplo de muitos outros municípios, estão a acontecer os quinhentos anos, da atribuição dos "forais novos" de D. Manuel I, a muitos dos antigos e actuais concelhos portugueses, no nosso caso são os forais aos concelhos de Algodres e da Matança!
Os "forais novos", foram concedidos a todos os concelhos, que já tivessem tido forais anteriormente e, foram não só, para confirmar os direitos desses concelhos, mas também para a actualização das suas contribuicoes para o reino.
No caso de Algodres, um dos mais antigos e maiores concelhos da região, que teve uma "carta de povoação"(*) (inquiricoes da Beira e Alem Douro, D. Afonso III, 1258) concedida por "Donnus S. Menendi", (supõe-se que seja D. Soeiro Mendes I, um dos grandes senhores do "Condado Portucalense , que viveu entre 1081 e 1103) em data incerta, mas seguramente antes de 1169.
Que alguns autores afirmam, ter tido foral por D. Sancho I em 1200 (desconhece-se actualmente esse documento).
Teve foral por D. Dinis, concedido no dia 6 de marco de 1311 ( 1349 da era de César).
Viu esse foral confirmado por D. Manuel I, por um novo, em Lisboa no dia 30 de Maio de 1514!

Embora agora possamos celebrar, os 500 anos deste foral de D. Manuel.
Deixamos passar sem nenhuma referencia, os 700 anos do foral de D. Dinis em 2011!

Quanto ao concelho da Matança, o primeiro foral que se conhece e o de D. Afonso III de 1270, (concedido a Terra da "Matancia", em Évora no dia 31 de Janeiro, de 1270) Portanto há 744 anos!
Foi este foral, que D. Manuel I confirmou com um "foral novo", em Lisboa no dia 24 de Julho de 1514, vai portanto fazer também 500 anos.

Já que deixamos passar também, sem nenhuma referencia os 740 anos do foral de D. Afonso III, no ano de 2010, devemos sim celebrar esta efeméride, pois 500 anos não são quinhentos dias!

O interessante nesta historia , e que nos anos de 2010 e 2011, poder-se-ia ter celebrado, os 740 anos do foral da Matança, os 700 anos do foral de Fornos de Algodres (sim, Fornos de Algodres, teve um foral concedido por D. Dinis em 28 de Maio de 1310), (1349 da era de César) os 810 anos do hipotético foral de D. Sancho I, e no ano seguinte os 700 do foral de Algodres de D. Dinis!

Fotografia antiga, do Pelourinho da Vila da Matança
Embora eu tenha feito os meus possíveis nessa altura, foram sugestões não aproveitadas, talvez porque estas coisas da historia não interessam, a menos que a ideia parta de pessoas que não sejam; "sumidades"!

Já que estamos nesta altura de evocar a nossa historia municipal, queria aqui deixar publicamente uma sugestão: Como existem imensas ruas na Vila de Fornos de Algodres, ainda sem nome, gostava de sugerir os nomes dos Reis, que concederam os vários forais a terras do actual Município:
D. Afonso III, D. Dinis e D. Manuel I.
Embora se pudesse considerar também D. Sancho I, devido a que se não conhece esse foral, creio que não deveria ser considerado, ate que se descubra, ou algum documento que a ele faca referencia

Em 2018, também vão ser os 500 anos, do foral de Figueiró da Granja, mas nessa altura se ainda for vivo, me referirei a ele. 

*(As "cartas de povoação" foram os mais antigos documentos forais. concedidos a terras que mais tarde fizeram parte, do Reino de Portugal)

2 comentários:

aluap disse...

Sobre o assunto "ruas" acho ser facilmente exequível a sua sugestão e será uma pena se este ano não se lembrarem de assinalar os 500 anos dos Forais Manuelinos! E, "olhe", embora noutra altura a suas sugestões não fossem aproveitadas, pelo menos não podem dizer que ninguém avisou ou que avisaram em cima da hora!
Gostei imenso de ver as fotos antigas.

Bom fim de semana e um abraço amigo.

Al Cardoso disse...

Bem haja amiga aluaP.

Um abraco tambem e uma optima semana.