terça-feira, maio 28, 2013

Nossa Senhora "das Bouas Novas"!


Estou completamente convencido, que esta e a imagem original, da "Senhora das Boas Novas", que foi venerada por centenas de anos, na igreja paroquial de Vila Chã, no município de Fornos de Algodres!
A razão desta minha convicção, tem a alicerça-la os seguintes factos:
Primeiramente sempre ouvi as pessoas mais idosas da minha terra, nos longinquos anos sessenta, referir-se a esta imagem como: "Nossa Senhora das Boas Novas".
Em segundo lugar, porque esta imagem e uma antiga imagem gótica em pedra, que estará de acordo com a fundação da igreja de Vila Chã, povoação que já existia no século XIV.
Também porque, esta imagem tem muito mais que ver, com a existente pintura do tecto da nave da igreja, onde ao contrario da imagem actual existente no altar mor, aqui o menino Jesus encontra-se vestido e não nu, como naquela!
Ainda porque, esta imagem tem o tamanho ideal, para ser colocada no nicho que se encontra inserido no antigo retábulo, que era o anterior altar, antes da construção do altar barroco actual.

Esta imagem, actualmente encontra-se na capela particular de Nossa Senhora do Carmo, que pertence a casa solar dos Soveral/Pedroso.

Suponho que terá sido esta família, quem terá ofertado a actual imagem da "Senhora", actualmente venerada na igreja, que e uma bela imagem do final do barroco, Existe no corredor da igreja gravada na pedra a data de 1822, que eu creio ser a data da reconstrução, dos actuais altares e daquela imagem!

A ser verdade tudo isto, estaria explicada a razão desta antiquíssima imagem, se encontrar nesta capela particular!

Sem comentários: