quinta-feira, setembro 20, 2012

"JUDEUS EM TERRAS DE ALGODRES"; Fornos de Algodres, incluida na "Rota das Judiarias"

Quando em 1990 tirei a fotografia desta casa, situada na Rua de S. Salvador, na parte antiga da vila de Fornos de Algodres, não imaginava que o resultado final, fosse que passados 22 anos, este concelho fosse incluído, na "Rota das Judiarias de Portugal".
Nessa altura achei interessante e fora do vulgar esta casa, mas nem sequer imaginava, que me iria dedicar passados 15 anos, a investigar a presença judaica e de "cristãos-novos", na "Terra de Algodres"!

Tive conhecimento, pela acta da Câmara Municipal de 19 de Julho de 2012, que foi recebido um email das "Rede de Judiarias de Portugal", em que informava a Câmara Municipal, que a adesão de Fornos de Algodres, foi aceite por unanimidade!

Foi com muita felicidade que tive conhecimento, que o meu pioneirismo deu algum resultado e, seguido da investigação e inventariação, feita pelo meu amigo jornalista José Levy Domingos, teve este final!

Gostaria que tudo isto, contribui-se para numa maior sensibilizacao, para esta parte do nosso património, dos proprietarios das construcoes com cruciformes e afins, que os engenheiros e arquitectos, tivessem em conta estes vestígios históricos, nas reedificacoes e, que fosse criada uma rota "judaica-crista", no nosso município de Fornos de Algodres!

Em Agosto de 2005, intitulei este "blog" "Judeus em Terras de Algodres", tendo mais  tarde por simplicidade, mudado-o para "D'Algodres", mas o primeiro titulo tinha toda a acuidade!


2 comentários:

NS disse...

Amigo Albino,
Saúdo o seu trabalho pioneiro nesta matéria e a notoriedade de que o concelho beneficiará.
Julgo que muito ainda há a investigar na inventariação e aferição do(s) significado(s) deste tipo de vestígios.
Um grande abraço,
NS

Al Cardoso disse...

Amigo Nuno:

Bem haja pelas suas palavras, e pelo seu incentivo e tambem pela inspiracao que meu deu, durante esta caminhada.
Espero voltar a ve-lo com mais artigos tao bem documentados no seu blogue.

Um abraco de muita amizade.