segunda-feira, abril 04, 2011

"Batalha da Ferraria"! 22 de Marco de 1811

Ainda dentro do topico anterior, gostaria de perguntar aos meus amigos leitores, quem e que tem conhecimento de uma batalha, entre o "Exercito Frances" e as "Forcas Anglo-Lusas", que ocorreu no nosso municipio, no dia 22 de Marco de 1811?
Pois e verdade, aconteceu no lugar da Ferraria, na freguesia de Figueiro da Granja. Comandava a forca das milicias portuguesas o Coronel Wilson, que tinha assentado o seu quartel em Figueiro, quando 500 soldados de infantaria e o regimento de cavalaria 26 do inimigo frances, passou o vau do rio Mondego para proteger o grosso das tropas de Massena, que se retiravam e se encontravam em Celorico da Beira.
Quando o Coronel Wilson se inteirou disto, foi ao seu encontro com as suas tropas, quase todas constituidas por "milicias portuguesas", consegui bater o inimigo e forcou-o a atravessar o Mondego, tendo-lhes causado 7 mortos e a perca de 5 cavalos, 36 cavalgaduras e 4 bois. As forcas Luso-Inglesas so tiveram 2 feridos.
Dizia-nos o Monsenhor Pinheiro Marques que no lugar desta batalha, foi erguido mais tarde um cruzeiro, que nao sei se ainda se la encontra. Caso alguem saiba, podia conpartir essa informacao connosco.

(Esta informacao pode ser encontrada no livro, "Historia da Guerra Civil e do Estabelecimento do Governo Parlamentar", de Jose da Luz Soriano, pagina 381.)

1 comentário:

João Paulo Lopes Clemente disse...

Obrigado, caro Al. Cardoso por nos dar a conhecer a contecimentos do nosso património local. Muito interessante.
Um abraço