segunda-feira, abril 20, 2009

Vila Cha d'Algodres "Medieval" I

Lapide provavelmente romana, sita a Santo Antonio.

Desde sempre me interroguei acerca da origem da minha terra natal. (Vila Cha d'Algodres) No livro do Monsenhor Pinheiro Marques, (Terras de Algodres) embora sugeri-se a origem numa "vila agricola romana" ("villae") que por estar situada em terra cha, ou pequeno planalto, tera sido em tempos "Villa em Terra Cham", sendo mais tarde "Villa Cham" tendo por fim o nome actual. Embora seja uma deducao muitissimo aceitavel, nao tem a credibiliza-la nenhum documento historico conhecido, o proprio Monsenhor tampouco o apresenta, pelo que podera ter sido verdade ou nao!

Que os romanos por ca andaram isso toda a gente o sabe, que poderiam muito bem ter tido em Vila Cha, uma propriedade agricola, e o mais provavel. Existe ate, parte de uma lapide ja bastante ilegivel colocada numa casa da familia Coimbra, junto a fonte de Santo Antonio, que embora a mim me nao pareca romana, no entanto quase se pode ler na parte final "...ano I".

Desde esses tempos ate ao seculo XII, nao se sabe de nada, nem se conhece nenhum documento, ate a "Carta de Couto de Figueiro", quando se refere aos limites na parte em que confronta com o que seria mais tarde a "minha" freguesia: So refere " Belcaire et portelum at figueirinhas".

Num outro documento creio do emprazamento daquele "Couto" refere o toponimo: "Belcaide"!
Que a pequena serra que tem o seu cume junto a Vila Cha, no alto "Pendao", se chama Belcaide e mais que sabido, mas nao tera sido a povoacao que deu o nome a serra?

Ora passando o limite do Couto, relativamente perto das primeiras casas de Vila Cha, e de estranhar que nao se referira a povoacao, pelo que ou a povoacao ainda nao existia, o que duvido, ou entao teria naquela altura o toponimo de: "Belcaire" ou "Belcaide", e entao, la vai por agua abaixo, a teoria do monsenhor!

3 comentários:

castela (Portugal Notável) disse...

Olá Sr. Cardoso
Obrigado pelas suas amáveis palavras, acabei de colocar a resposta nos comentários do meu blog.
Um óptimo fim de semana.


Castela

Joaquim Baptista disse...

Longas férias, Al....

Um grande abraço do

Joaquim Baptista

Tozé Franco disse...

Olá.
Acabei agora de ser criado e preciso e gostaria de receber a vossa visita.
O meu nome é A+ e fico em:
http://a-mais.blogspot.com/.
Obrigado.