domingo, abril 05, 2009

"Domingo de Ramos"

S " Senhor do Bonfim" Vila Cha d'Algodres.

Para todos os catolicos, hoje e um dia de muita festividade pois celebra a Igreja Catolica, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalem, com a bencao e prossicao dos "ramos" ou das "palmas", conforme a latitude!
Nas nossas terras "D'Algodres" era dia de varias tradicoes e celebra-se ainda hoje com muita festividade! (acerca destas tradicoes, vejam o que o meu amigo Joao Paulo publicou aqui: http://ofigueirola.blogspot.com/
Na minha aldeia natal (Vila Cha d'Algodres) era custume e creio que ainda o e, a bencao dos ramos, ser junto a um pequeno mas antiquissimo oratorio de alpendre com a invocacao de "Senhor do Bonfim". Suponho que a sua construcao datara do seculo XVII ou XVIII e tera sido mandada fazer pela "Ordem de Cristo". O alpendre e a cobertura deve ser de posterior construcao, e essa construcao decerta forma esconde a cruz daquela "Ordem" que se encontra gravada na pedra!
Tambem nao e de estranhar o facto da "Ordem de Cristo" estar envolvida nesta construcao, porque a igreja de Algodres e todas as outras igrejas daquele antigo concelho, pertenciam a uma Comenda daquela "Ordem".

4 comentários:

Mara disse...

Éimportante que não se perca o conhecimento destas cerimónias tradicionais.

Tozé Franco disse...

Olá AlCardoso.
É uma pena estas tradições irem-se perdendo.
Este ano tive a felicidade de estar em Roma no Domingos de Ramos onde a tradição ainda se vai mantendo.
Um abraço.

João Paulo Lopes Clemente disse...

Obrigado, caro Al. Cardoso, pela referência ao meu blog. e parabéns pelo post.
Um abraço amigo

NS disse...

Amigo Albino: votos de boa Páscoa e um forte abraço!